O Centro Distrital de Segurança Social (SS) de Évora formalizou uma adenda aos acordos de cooperação que mantém com 43 instituições deste distrito, na resposta social creche, para o ano letivo 2024/2025.
A cerimónia decorreu no dia 4 deste mês, no Auditório da DGESTE, em Évora, contando com a participação do diretor do Centro Distrital da SS de Évora, Nuno Alas.
Em declarações aos jornalistas, este responsável explicou que “tratou-se de uma adenda para as instituições que praticam a resposta social creche, nomeadamente para aquelas que têm um horário de funcionamento de pelo menos 11 horas diárias”.
Nuno Alas salientou “o esforço que estas instituições fazem para terem um horário alargado permitindo que a resposta possa servir ao maior número de crianças e naturalmente aos pais dessas crianças que trabalham”, destacando que “2295 crianças são abrangidas por estas adendas aos acordos de cooperação”.
Esclareceu também que “são adendas aos acordos de cooperação que estas instituições já têm, num montante de aproximadamente meio milhão de euros, de alguma forma para compensar os encargos que estas instituições têm”.
O diretor do Centro Distrital da SS de Évora reforçou que “foram mais de 40 instituições que assinaram as adendas aos contratos, que as irá compensar financeiramente pelo alargamento do horário que têm”.
Deu ainda conta de que, “no âmbito da rede Creche Feliz, há instituições que embora sendo IPSS, mas não tendo acordos de cooperação, que também vão beneficiar deste mesmo apoio”.
Segundo Nuno Alas, “há um esforço de alargar a resposta creche para que cada vez mais crianças possam usufruir desta valência”.
Texto e Fotos: Redação DS / Marina Pardal