A Malvada e a APPACDM-Évora estreiam SONHO, espetáculo que integra pessoas com deficiência intelectual em cocriação com artistas profissionais. Apresentam-se sessões dirigidas a público geral e a grupos organizados de escolas e instituições, de 10 a 12 de outubro de 2024, na Black Box da Companhia de Dança Contemporânea de Évora.
No espetáculo transdisciplinar SONHO, com criação de Ana Luena & José Miguel Soares e texto de André Tecedeiro, explora-se o sonho em várias dimensões – das revelações, medos e memórias à criação de um universo fantasiado, multifacetado e surreal.
Na infância, Lúcia torna-se consciente da sua respiração. O medo de se esquecer de respirar impede-a de dormir e leva-a a sonhar acordada. Quando na idade adulta a consciência volta a ser uma fonte de sofrimento, Lúcia refugia-se no universo dos sonhos para protestar contra uma realidade violenta e absurda.
SOBRE O PROCESSO
Na sequência do projeto EUCALIPTO GIGANTE apresentado em site-specific em 2023, na Quinta do Escurinho, a Malvada realiza um novo projeto de criação com o mesmo grupo de utentes da APPACDM-Évora. O projeto SONHO desenvolveu-se desde janeiro de 2024, através de sessões regulares do laboratório de interpretação com o grupo de participantes com deficiência intelectual, de uma residência de escrita e dramaturgia com o poeta André Tecedeiro, de uma masterclass de escrita e apresentação do Momento Aberto e de residências de criação e ensaios com toda a equipa, realizadas no espaço da Malvada, na Antiga Escola Primária dos Canaviais. O processo culmina na criação e montagem do espetáculo SONHO, que se apresenta na Black Box da Companhia de Dança Contemporânea de Évora a 10, 11 e 12 de outubro de 2024.
“— Sabes que se deixares de respirar, morres?
Era a frase que não me saía da cabeça.
Tinha 4 anos e a minha respiração tornara-se consciente. Ansiosa. Todos os meus pensamentos eram interrompidos por um lembrete para respirar. Respira.
Respira.
Qual a velocidade certa para respirar?
Qual a melhor cadência?
De tanto trazer a respiração para a consciência, desaprendi-a.
Por medo de me esquecer de respirar, deixei de dormir.
Mas não se sobrevive sem sonho.
Então, os sonhos, como ervas daninhas começaram a invadir a vida acordada. O meu corpo entrou num esforço desesperado para sobreviver, comecei a sonhar mesmo com os olhos abertos.”
André Tecedeiro in SONHO
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Criação ANA LUENA & JOSÉ MIGUEL SOARES Texto original ANDRÉ TECEDEIRO Encenação, cenografia e figurinos ANA LUENA Música e interpretação ZÉ PEPS Fotografia e vídeo JOSÉ MIGUEL SOARES Desenho de luz e direção técnica JOÃO ESPANCA BACELAR Interpretação e cocriação ANA CARINA CARVALHO, ANA MARIA FILIPE, CARLOS GIL, ELSA SANTOS, FÁBIO MODESTO, FLÁVIO MARQUES, GABRIEL PENDERLICO, MARCO PAULO PISCO, RICARDO MORAIS e BEATRIZ GONÇALVES Direção de cena e assistência NUNO ZÚNIGA Assistência de produção SANDRA TEIXEIRA Design gráfico JOANA AREAL Coordenação, mediação e consultoria APPACDM-Évora ROSA MOREIRA Mediação HELENA RAPOSO Apoio guarda-roupa CECÍLIA BACALHAU, CHISSANGUE AFONSO Produção MALVADA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA Coprodução APPACDM-Évora
Apoios COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE ÉVORA, UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ÉVORA (CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA), JUNTA DE FREGUESIA DOS CANAVIAIS, UNIÃO DE FREGUESIAS DO BACELO E SENHORA DA SAÚDE, UNIÃO DE FREGUESIAS DA MALAGUEIRA E HORTA DAS FIGUEIRAS, SOCIEDADE UNIÃO EBORENSE – BOTA RASA Cofinanciado por IEFP, PORTUGAL 2030, UNIÃO EUROPEIA
Protocolos ACDE, ASSP, HESE, SDPS, UE Apoios Logística DOURADO DISTRIBUIÇÃO, QUEIJARIA CACHOPAS, SOPAS GRACIETE
A Malvada Associação Artística é uma estrutura financiada pela REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA / DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES com o apoio do MUNICÍPIO DE ÉVORA
ESPETÁCULO SONHO
Black Box da CDCE, Évora
10 e 11 OUTUBRO, 15h00
12 OUTUBRO, 18h00
M/6 Dur. 60’
Bilhetes público geral: 5€
Grupos organizados: entrada gratuita mediante reserva
Black Box da Companhia de Dança Contemporânea de Évora
Zona Industrial Almeirim Norte, Rua Aníbal Tavares, nº 2, 7005 – 872 Évora
Fonte: Nota de Imprensa / Malvada Associação Artística
Fotos oficiais do emissário