Luta Armada, a mais recente criação da companhia Hotel Europa, estreada em Lisboa, em abril deste ano, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, apresenta-se agora em Pombal e Paredes de Coura, no âmbito da Rede Eunice Ageas.
O espetáculo pensado por André Amálio e Tereza Havlíčková será apresentado no Teatro-Cine de Pombal a 20 de setembro, às 21h30, e no Centro Cultural de Paredes de Coura, a 11 de outubro, às 21h30.
Luta Armada é um espetáculo de teatro documental multidisciplinar, que dá continuidade à investigação que a companhia Hotel Europa tem vindo a desenvolver sobre o passado recente do país. Partindo de testemunhos e da análise de documentos, o espetáculo aborda os projetos políticos que recorreram a ações violentas como forma de luta, antes e depois do 25 de Abril de 1974: os que viam na luta armada a única forma de acabar com o fascismo e o colonialismo português; os grupos de extrema-direita que atuaram no período do PREC; os movimentos independentistas dos Açores e da Madeira; e ainda os que, pós-1980, lutaram para repor o socialismo.
Lançada em 2016, e amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, desenvolvida em parceria com teatros municipais. A Rede Eunice Ageas promove a circulação nacional de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo D. Maria II, com o propósito de reforçar a oferta teatral de qualidade em geografias cada vez mais abrangentes e em locais onde, muitas vezes, esta é ocasional ou irregular. Ao longo de 9 anos, fizeram já parte desta Rede 21 teatros municipais, que acolheram um total de 24 espetáculos diferentes, abrangendo milhares de espectadores em várias regiões do país.
Depois de Luta Armada, será a vez de As Castro, espetáculo de Raquel Castro estreado em 2023 e coproduzido pelo Teatro Nacional D. Maria II, se apresentar em Portalegre, Faro e Cartaxo, em novembro e dezembro deste ano. Luta Armada e As Castro encerram assim a digressão de 2024 da Rede Eunice Ageas, que este ano contou com 5 espetáculos diferentes, que se apresentaram em 11 teatros de norte a sul do país.
Fonte: Nota de Imprensa / Teatro Nacional D. Maria II
Fotos: Filipe Ferreira