Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS) está a desenvolver uma campanha de rastreio para deteção precoce do cancro da pele nos distritos de Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Évora e Faro. Num total de 3116 pessoas observadas desde janeiro, foram já identificadas 470 lesões pré-malignas (15,1%) e 158 lesões malignas (5,1%).

A par, a LPCC-NRS está também a realizar ações de deteção precoce de cancro da pele em diferentes praias ao longo da costa sul, tendo sido já observadas 760 pessoas. Destas, foram detetadas 54 (7,1%) lesões pré-malignas e 7 (0,9%) lesões malignas.

Rui Oliveira Soares, Dermatologista e Vogal da Direção no Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, alerta para a importância de vigiar a pele na deteção precoce do cancro. “Trata-se de um dos tipos de cancro mais comuns, mas também um dos mais tratáveis quando identificado nas fases iniciais”, afirma.

Rui Oliveira Soares defende ainda que os rastreios da LPCC-NRS podem salvar vidas ao identificar lesões suspeitas que poderão evoluir para cancro da pele. “Torna-se especialmente importante quando falamos de melanoma que é a forma mais agressiva de cancro da pele. A deteção precoce permite um tratamento mais eficaz e aumenta significativamente as hipóteses de cura. É muito importante que a população saiba que vigiar a pele, ir ao dermatologista e participar nestas ações representa uma medida preventiva essencial na luta contra o cancro de pele, adianta.

Entre o final de agosto e 14 de dezembro, os distritos de Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Évora e Faro vão receber os rastreios da LPCC-NRS que decorrem nas áreas mais movimentadas destas regiões.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS) tem vindo a alertar para o aumento do Cancro da Pele em Portugal, cujo número de novos casos de melanoma maligno chega já aos 1500 por ano. A LPCC-NRS recomenda hidratação frequente, uma exposição solar segura e a proteção de todo o corpo.

Fonte: Nota de Imprensa / Liga Portuguesa Contra o Cancro

Secção de comentários fechada.

Veja também

Vigilância das águas balneares debatida na RTA

A vigilância das águas balneares é uma questão importante ao longo de todo o ano, mas que …