“Do campo à mesa – vinha, olival e pecuária” foi a temática escolhida para a edição deste ano da ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz. O certame decorreu entre 14 e 18 de agosto, tendo mais uma vez como palco o Parque de Feiras e Exposições da cidade alentejana.
Ao longo destes dias, cerca de 90 instituições e empresas marcaram presença, tendo a diversidade de setores representados enriquecido o evento, promovido pelo município local.
Segundo a organização, houve mostra de “maquinaria agrícola, automóveis, motas, artesanato, queijos, mel, gin ou doçaria”, destacando também a participação das áreas do “imobiliário, bijuteria, cosmética, vestuário, agências de viagens, turismo náutico, seguros, veterinária, energias renováveis ou produtores de vinho”.
A mesma fonte realçou ainda “a 27.ª Exposição de Pecuária, com dezenas de caprinos, ovinos, bovinos e equídeos de vários produtores do Alentejo”, evidenciando também “a conferência ‘Sustentabilidade do Campo à Mesa’, sobre práticas sustentáveis na produção agrícola e na alimentação”.
A música também se juntou à festa, com espetáculos para “todos os gostos”. Carlão, Monda convida Tim, Átoa com o Grupo Académico Seistetos, Mário de Braga com Gastón Joya Cuban Quintet ou a Gala Equestre foram alguns dos destaques desta 30.ª edição da ExpoReg.
Juntaram-se ainda outros atrativos, como os divertimentos, os “comes e bebes”, a Feira Franca de Santa Maria, a corrida de toiros ou as atividades equestres no picadeiro.
Em declarações ao Grupo Diário do Sul, a presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, sublinhou que “esta foi a 30.ª edição deste grande evento que pretende ser uma mostra de tudo aquilo que fazemos neste concelho a nível comercial e empresarial”, referindo que “também estiveram presentes expositores de outros pontos do Alentejo”.
Recordou que, “da nossa parte, é a terceira vez que o organizamos, embora seja um evento com muita história em Reguengos de Monsaraz”, reiterando que “é de facto aquele certame de que as pessoas, os empresários estão à espera para virem mostrar o seu trabalho”.
A autarca acrescentou que, “este ano, tivemos entre 90 e 100 expositores, mas ficámos com lista de espera”.
De acordo com Marta Prates, “as pessoas inscreveram-se logo nos primeiros dias e ficou muita gente de fora”, afirmando que “esse é um aspeto que queremos ver no próximo ano para garantir que isso não acontece”.
Ainda sem certezas, adiantou que, “eventualmente, e sem nenhum problema, talvez tenhamos de arranjar uma tenda climatizada porque não podemos fazer crescer este espaço, mas também não queremos que as pessoas queiram vir expor aqui e não possam”.
A edil focou ainda que “é um evento muito concorrido e passaram por aqui milhares de pessoas durante estes dias”, constatando que “vem muita gente de fora com o intuito de ver a nossa dinâmica empresarial, sobretudo na área do vinho, do olival e da pecuária”.
A par disso, e além dos visitantes da própria cidade e da região, “temos também os emigrantes que voltam nesta altura à sua terra e os turistas que estão de férias nesta zona”, salientou a presidente.
Quanto à temática desta edição, justificou que “tivemos como mote ‘Do campo à mesa – vinha, olival e pecuária’, que, no fundo, são os nossos produtos endógenos e aquilo que nós somos”.
Marta Prates reforçou que, “sendo um concelho com cerca de dez mil pessoas no Alentejo Central que vive fundamentalmente da agricultura, entendemos que temos de lhe dar destaque”, frisando que “também já temos uma fatia muito interessante do ponto de vista do turismo, contudo a agricultura continua a ser o nosso grande motor económico”.
Na sua perspetiva, “a Exporeg é um evento que é muito a nossa essência, uma essência absolutamente rural, que é exatamente aquilo que nós somos”, considerando que “tem muito a ver com as nossas raízes”.
A inauguração da Exporeg serviu também de palco para “apresentar aos reguenguenses o nosso novo logótipo, que foi lançado durante Bolsa de Turismo de Lisboa, em março”, revelou a autarca, apontando que “demos a conhecer o novo vídeo promocional e houve a distribuição de merchandising”.
Pode ver a reportagem vídeo no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=XxS7q_2GC1U
Texto e Fotos: Redação DS / Marina Pardal