As receitas geradas pelo setor do estacionamento no mercado ibérico, considerando o aluguer de lugares em estacionamentos em estrutura e a gestão de lugares em estacionamentos regulados à superfície, estabeleceram um novo máximo histórico em 2023, atingindo os 1510 milhões de euros, o que representa um aumento de 10,6% face a 2022, ano em que o nível de receitas pré-pandemia já tinha sido ultrapassado.

De acordo com a análise da Informa D&B, em Portugal este setor cresceu 12% em 2023, atingindo os 185 milhões de euros.

Estes valores confirmam a trajetória de crescimento da atividade iniciada em 2021, reflexo da retoma da mobilidade e da redução da oferta de estacionamento gratuito nas principais cidades.

No mercado ibérico, o volume de negócios no segmento de aluguer de lugares em estacionamentos em estrutura registou uma subida de 11%, para os 1145 milhões de euros, enquanto a gestão de lugares em estacionamentos regulados à superfície se situou nos 365 milhões de euros, mais 9% do que em 2022.

O número total de lugares de estacionamento no mercado ibérico, incluindo tanto estacionamentos em estrutura como regulados à superfície, ronda os 1 935 000, dos quais 1 570 000 estão localizados em Espanha e 365 000 em Portugal.

A curto prazo, é previsível uma moderação do crescimento desta atividade, fruto de um contexto macroeconómico menos favorável. O elevado preço dos combustíveis e as restrições ao trânsito no centro de algumas cidades constituem outras ameaças para o setor.

Neste mercado predominam os operadores de pequena dimensão. Tanto no mercado espanhol como no português, mais de 95% das empresas têm menos de 5 mil lugares sob gestão. Contudo, as numerosas operações de compra realizadas pelos grandes grupos do setor e a venda das unidades operacionais de alguns operadores favoreceram o processo de concentração da oferta nos últimos anos.

Fonte: Nota de Imprensa / Informa D&B

Secção de comentários fechada.

Veja também

Insolvências aumentam 18% no primeiro semestre de 2024

As insolvências em junho aumentaram 11% em relação ao mês homólogo de 2023 e no acumulado …