Teatro Nacional D. Maria II continua a promover atividades em todo o país e, ao mesmo tempo, a apresentar-se em vários espaços culturais da cidade de Lisboa.

Entre setembro e dezembro de 2024, o Teatro apresentará 15 espetáculos em vários concelhos do país, aos quais se somam 6 projetos de participação, encontros, conversas, debates, fóruns, lançamentos de livros, ações de formação, atividades para público escolar, uma exposição e ainda uma conferência sobre Democracia Cultural.

A encerrar o ano de 2024, o espetáculo O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière, com encenação de Mónica Garnel, volta à cena depois de uma longa digressão em 2023, apresentando-se agora pela primeira vez na cidade de Lisboa. De 22 a 28 de novembro, o espetáculo protagonizado por Ana Guiomar, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho, Manuel Moreira e Mário Coelho, estará em cena no Teatro Tivoli BBVA.

Este ano, o D. Maria II é também novamente parceiro do Alkantara Festival, garantindo a coapresentação de 4 espetáculos em diversos espaços de Lisboa, durante o mês de novembro: Cartas do Fogo, de Ellen Pirá Wassu, Ritó Natálio e Uýra Sodoma; Querida Laila, de Basel Zaraa; Mike, com criação e interpretação de Dana Michel; e O corpo está aqui: Fora de campo, de Alia Hamdan.

De 5 a 8 de dezembro, Ana Tang e Guilherme Gomes estreiam Uma peça para quem vive em tempo de extinção, no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa. Com texto de Miranda Rose Hall, o espetáculo foi originalmente concebido e dirigido pela encenadora inglesa Katie Mitchell. Pensado para ser apresentado em vários países, com recursos e equipas locais, sem a deslocação de pessoas ou objetos, esta criação sustentável integra o projeto europeu STAGES (Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift), financiado pela União Europeia. A coautoria da recriação portuguesa ficou a cargo de Ana Tang e Guilherme Gomes, com interpretação de Ana Tang.

Para além da programação em Lisboa, o D. Maria II continuará a viajar pelo país com espetáculos de André Amálio e Tereza Havlíčková / Hotel Europa (Luta Armada), Catarina Requeijo (Onde é a guerra?, integrado no projeto Boca Aberta, destinado ao público infantil), Fernando Giestas / Amarelo Silvestre (Diário de uma República II), Inês Barahona e Miguel Fragata / Formiga Atómica (Terminal – O Estado do Mundo), Jorge Andrade / mala voadora (25 de abril de 1974), Pedro Penim (Quis saber quem sou – Um concerto teatral), Raquel Castro (As Castro) e Sara Barros Leitão / Cassandra (Guião para um país possível).

A Rede Eunice Ageas, rede de circulação de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo D. Maria II continuará também a percorrer o país, com apresentações de As Castro, de Raquel Castro, no Cartaxo, Faro e Portalegre, e Luta Armada, de André Amálio e Tereza Havlíčková / Hotel Europa, em Paredes de Coura e Pombal. Já o projeto Próxima Cena, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, levará o espetáculo 25 de abril de 1974, de Jorge Andrade / mala voadora a 6 regiões do país de baixa densidade populacional (Carrazeda de Ansiães, Borba, Campo Maior, Fundão, Idanha-a-Nova e Sever do Vouga).

Para além de espetáculos, a programação do D. Maria II até dezembro deste ano integra ainda o programa de arte participativa Atos, desenvolvido em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), através do qual são viabilizados projetos artísticos participativos em 6 concelhos de todas as regiões do país (Évora, Funchal, Lamego, Loulé, Ponta Delgada e São João da Madeira), bem como fóruns, ações de formação e uma conferência sobre Democracia Cultural, que terá lugar na FCG, em outubro. Até ao final do ano, o D. Maria II apresenta ainda a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, patente no Museu Nacional do Teatro e da Dança até 29 de dezembro; e várias ações de formação, oficinas, atividades em escolas, conversas, encontros, debates e lançamentos de livros.

Fonte: Nota de Imprensa / Teatro Nacional D. Maria II
Foto: Filipe Ferreira

Secção de comentários fechada.

Veja também

Luta Armada em digressão nacional, com Rede Eunice Ageas

Luta Armada, a mais recente criação da companhia Hotel Europa, estreada em Lisboa, em abri…