A Mesa da Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora emitiu um comunicado no qual informa que a Festa em honra de Nossa Senhora da Saúde de Évora vai passar a realizar-se, a partir do corrente ano, a 8 de setembro.
Partilhamos o Comunicado na íntegra:
“A Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora vem, por este meio, comunicar a toda a população que decidiu em reunião de Assembleia Geral, com aprovação do Senhor Arcebispo e do nosso Reverendo Capelão, realizar as Festas em honra da sua Padroeira a partir do corrente ano de 2024, a 8 de Setembro ou no fim de semana mais próximo do dia 8, e não no primeiro Domingo de Julho como se tem realizado. O dia 8 de Setembro é o dia em que a Igreja comemora a Natividade de Nossa Senhora e não sendo uma festividade fixa em final de semana exige que anualmente a festa seja realizada anualmente no calendário do mês de Setembro. Este ano, não é o caso, o dia 8 de Setembro recai num Domingo.
O mês de Julho revelou-se um mês muito quente para a realização da procissão, uma altura de férias e de maior dificuldade de agenda para reunir instituições e apoios que a festa requer. A Mesa da Irmandade levando esta questão à Assembleia Geral solucionou a situação pelo dia 8 de Setembro pela especial invocação Mariana da data e porque quando a Imagem de Nossa Senhora ainda estava na Igreja do Convento de Santa Margarida, segundo Túlio Espanca, era essa a data original das Festas.
A Festa será composta de Tríduo preparatório, Serenata a Nossa Senhora, Missa Solene e Solene Procissão como usualmente se tem realizado desde 2018.
Contamos com a presença de todos os fiéis neste acto de Fé e amor à Virgem Santa Maria.”
Fonte: Nota de Imprensa / Arquidiocese de Évora