O Alentejo World Heritage Festival teve a sua 2.ª edição na vila de Cabrela, no freguesia do concelho de Montemor-o-Novo. Ao longo dos dias 28, 29 e 30 de junho, o Festival homenageou três tradições musicais reconhecidas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade: o Fado, o Cante Alentejano e a Morna.
O pontapé de saída desta 2.ª edição foi dado por Marco Oliveira e Ricardo Parreira que, na tarde de sexta-feira, apresentaram Amália Rodrigues aos mais novos, com o concerto ‘Amália Já Sei Quem És’, na Igreja da N.ª Sr.ª da Conceição. À noite, no palco principal, a tour ‘Portuguesa’ de Carminho chegou e conquistou a vila num dos pontos altos do Festival.
Sábado contou com três iniciativas, começando com a projeção de ‘Cesária Évora’, na Igreja da N.ª Sr.ª da Conceição, um documentário sobre a mais internacional cantora de Cabo Verde, seguindo-se um debate com Ana Sofia Fonseca, realizadora da obra. À noite, houve jantar dançante na Casa do Povo. Num ambiente tradicionalmente cabo-verdiano comeu-se Cachupa e ouviram-se Mornas, “servidas” pelos músicos Leonel Almeida e Nando Andrade. O dia terminou no palco principal, com um concerto bastante especial que juntou as vozes de Nancy Vieira, Cristina Clara, as Batucadeiras Freireanas Guerreiras e Daniel Bernardes.
Por fim, foi na Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição que se encerrou a 2.ª edição do Alentejo World Heritage. Na tarde de domingo, dia 30, também Luís Vaz de Camões foi homenageado, num recital de canto e piano, com a soprano Susana Gaspar e o pianista Nuno Vieira de Almeida. O espetáculo de encerramento ficou a cargo do Grupo Coral Fora d’Oras, fechando o Festival com um concerto que fundiu todas as culturas celebradas nesta 2.ª edição do Alentejo World Heritage Festival.
Em suma, Cabrela viveu três dias de excelência cultural, num evento que homenageou três das mais belas tradições musicais lusófonas. Em diversas iniciativas do Festival, o Município de Montemor-o-Novo foi representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão e pelos Vereadores Henrique Lopes e Sílvia Santos.
O Alentejo World Heritage Festival 2024 foi um evento organizado pela Lar Doce Lar e pela Égide – Associação Portuguesa das Artes. Na sua realização, contou ainda com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, bem como da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Junta de Freguesia de Cabrela e da Casa das Letras – Bed&Books.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Fotos oficiais do emissário