O Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo conta já 16 edições. Na noite de quarta-feira, 22 de maio, a edição de 2024, coproduzida pela Alma d’Arame e pelo Município de Montemor-o-Novo, teve início no Cineteatro Curvo Semedo.

Pelas 21h30, ao ar livre, o grupo de teatro Boca de Cão convidou-nos a olhar para o céu para ver o mar, apresentando-nos ‘Céu Salgado’. Neste espetáculo, as suas formas marinhas animadas contaram-nos uma história e alertaram-nos para a necessidade de proteger o ambiente e o meio marítimo em particular.

Em estreia absoluta, já no interior do Curvo Semedo, e com lotação esgotada, assistimos a ‘Sangue, Suor e Picos’, um espetáculo resultante de uma cocriação entre a Alma d’Arame e Baal 17. Esta peça aborda a natureza selvagem e o declínio da civilização e dá-nos a conhecer Sombra-Deliciosa, um cato, e os seus problemas, muitos deles frutos da sua imobilidade. Esta noite, pelas 21h30, há nova sessão de ‘Sangue, Suor e Picos’.

Durante a primeira noite do Encontro, o Vereador com o pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, representou o Município de Montemor-o-Novo, assistindo aos espetáculos que deram início à iniciativa. Pegando nas palavras de Henrique Lopes, e que podem ser lidas no programa do Encontro, “onde mais uma vez, os cordéis da imaginação se entrelaçam para criar momentos mágicos e inesquecíveis. Neste evento único, celebramos a riqueza e a importância das marionetas no vasto panorama das artes e da cultura. A Câmara Municipal está atenta e nunca deixará de apoiar qualquer estrutura que se esforça em fazer a sua parte na evolução da sociedade montemorense”.

Ao longo dos próximos dias, até 2 de junho, o XVI Encontro Internacional de Marionetas contará com uma programação diversificada, com teatro, música, dança, performance, concertos e workshops, trazendo até Montemor-o-Novo 15 companhias nacionais e internacionais. Contar-se-ão 30 sessões para todos os tipos de público, do pré-escolar ao sénior. No átrio do Cineteatro Curvo Semedo é também visitável a exposição ‘Há Festa na Cidade!’, de Luísa Serôdio.

Pode consultar a programação completa do evento no seu website oficial: https://encontromarionetas.pt/.​

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Secção de comentários fechada.

Veja também

Montemor-o-Novo: XVI Encontro Internacional de Marionetas terminou com balanço bastante positivo

Chegou ao fim o XVI Encontro Internacional de Marionetas. Entre 22 de maio e 2 de junho, e…