Numa Gala que decorreu no Hotel Vila Galé em Évora, foram anunciados os 30 prémios atribuídos pelo júri do XI Concurso «Melhores Vinhos do Alentejo», evento organizado pela Confraria dos Enófilos do Alentejo. 

Os quatro grandes vencedores da noite foram o vinho «Porta da Ravessa» Reserva Branco de 2022, produzido pela Adega Cooperativa de Redondo; o «Monte das Bagas de Ouro», Branco Antão Vaz de 2021, produzido pela Adega do Montado em Serpa; o «Quinta do Carmo» Reserva Tinto de 2016, produzido pela Bacalhôa, e para terminar o «Herdade das Servas», Petit Verdot Tinto de 2017. 

Além destes quatro troféus «Grande Ouro» foram ainda atribuídos 24 distinções Ouro, e duas Prata, a outros vinhos concorrentes, entre um total de 123 que se apresentaram a concurso, entre tintos, brancos, rosados, talha e monovarietais. 

O evento deste ano teve um regulamento alterado, e o Escanção-Mor da Confraria dos Enófilos do Alentejo, engenheiro Francisco Pimenta, revelou que «esta alteração procurou adaptar este nosso Concurso da CEA às regras nacionais e internacionais, modernizando certas disposições e introduzindo duas novas categorias: Vinhos de Talha e Monovarietais». 

Este concurso decorreu na Rota dos Vinhos do Alentejo da CVRA, que o apoia desde sempre, e contou este ano também com o envolvimento da Entidade Regional do Turismo Alentejo. O presidente da ERT Alentejo, José Santos, afirmou: «Para nós o Turismo Vínico, e o Enoturismo são realidades fortes da ERT, que tem apostado nesta vertente de promoção turística na nossa região. E com Évora-Capital Europeia da Cultura à porta, devemos reforçar esta vertente para conseguir levar o Alentejo para outros níveis de visibilidade e notoriedade nacional e internacional». 

Pedro Luiz de Castro, Juiz da Mesa da Confraria, lembrou que «este é um concurso de vinhos, elaborados pelos produtores alentejanos!». Por isso enalteceu todos «os que trabalham no campo, debaixo das inclemências do tempo, produzindo boas uvas para fazer os belos vinhos que projetam o Alentejo, como a região preferida pelos consumidores portugueses».

E terminou convidando todos os produtores alentejanos a concorrerem, e assim marcarem presença na edição de 2025, para um mais abrangente, completo e conseguido Concurso «Melhores Vinhos do Alentejo».

Fonte: Nota de Imprensa / Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)

Secção de comentários fechada.

Veja também

Alentejo arrecada mão cheia de distinções nos Prémios de Enoturismo da APENO

O Alentejo tem vindo a destacar-se como destino de excelência de enoturismo, tendo regista…