A Propriedade Intelectual (PI) assume hoje um papel de enorme relevância nos negócios e para ajudar toda a região do Alentejo a evoluir e a proteger-se nesta área, o PACT lançou esta semana o Gabinete AlentEdge. A inauguração realizou-se a 8 de maio, nas instalações do PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia. 

O Gabinete AlentEdge visa impulsionar o desenvolvimento económico na região através da prestação de serviços especializados, direcionados para o ecossistema do PACT, nomeadamente a empreendedores, investigadores e outras entidades. E os primeiros serviços disponibilizados são a nível da Propriedade Intelectual (PI), desenvolvidos em colaboração com a INVENTA.

Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT, realizou a abertura da sessão apresentando o gabinete e os objetivos do mesmo. Seguiram-se as intervenções de Luís Caixinhas, engenheiro de Patentes da INVENTA, e Susana Armário, Chefe do Departamento de Relações Externas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que destacaram a importância da valorização do conhecimento através do registo de PI.

Já os representantes dos Institutos de Ensino Superior (IES) da região, Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade de Évora, Luís Loures, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, João Carlos Martins, Pró-Presidente para a área da investigação e cooperação do Instituto Politécnico de Beja e João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, participaram num debate sobre os últimos desenvolvimentos na área de PI, bem como os desafios e as oportunidades. A conversa foi moderada por  Tiago Teotónio Pereira, vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, que também fez o encerramento da sessão.

O gabinete permitirá ainda ao PACT, através do conhecimento das invenções e do I&D a ser realizado na região, especialmente a investigação desenvolvida na Universidade de Évora e nos Institutos Politécnicos de Santarém, Portalegre e Beja, aumentar o nível de transferência de tecnologia.

O gabinete físico do AlentEdge, está localizado nas instalações do PACT, e permite aumentar a capacidade de intervenção e aplicação da PI, além de aproximar e sensibilizar os stakeholders locais para as suas vantagens.

Esta é uma iniciativa que nasce do compromisso do PACT enquanto líder do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT) e em parceria com a CCDR-A, co-responsável pela coordenação operacional da implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo (PR Alentejo 2030).

Fonte: Nota de Imprensa / PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia

Secção de comentários fechada.

Veja também

Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Universidade de Évora – Espectáculo de Videomapping, Música e Teatro

O espectáculo de Videomapping, Música e Teatro, Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Un…