No âmbito das comemorações dos 500 anos de Luís Vaz de Camões, a Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, o ICÉ – Instituto Cultural de Évora e a NALAP- Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal, representados por Izabelle Valadares, Pedro Dos Santos e Dom Nuno Barroso, encontram-se a organizar o 10º Encontro Internacional de Culturas Lusófonas que terá lugar na Biblioteca Pública de Évora no dia 18 de maio de 2024, às 15 horas e onde participarão autores e artistas de todos os países de língua portuguesa, inclusive representantes culturais de renome de toda a lusofonia.

É a primeira vez que este marco internacional é realizado no Alentejo, tendo esta possibilidade surgido, em 2023, na sequência da atribuição da Medalha de Honra Literária, pela Literarte e NALAP, ao Poeta Pedro Dos Santos e neste âmbito, pelo seu destaque, foi estudado e decidido que o Encontro Internacional de Culturas Lusófonas este ano seria na cidade de Évora da Região Alentejo.

A programação do encontro contará com a Posse Académica de novos membros no Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal, a Entrega da Comenda D. Pedro II, nas áreas da Cultura, Educação e Informação, a personalidades e profissionais de Évora que se tenham destacado ao longo dos anos nas respectivas áreas já referidas. O evento também contará com a entrega do Prémio Personalidade Internacional Artística, da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Florbela Espanca e do lançamento da Antologia “Fernando Pessoa e Convidados”. Após o término do evento haverá um jantar e tertúlia no Café Arcada, estabelecimento Eborense.

Contudo, no dia anterior, dia 17 de maio DE 2024, haverá Mostra de Desenhos Animados com a Literarte Kids, Contadores de Histórias e Doação de Livros na Escola Bairro da Câmara em Évora. Na mesma Escola irá ocorrer ainda o lançamento da Antologia 50 Melhores Histórias Infantis. Por fim, ainda no dia 17, os nossos visitantes de outros países da lusofonia terão uma visita guiada na Fundação Eugénio de Almeida, onde ficarão a conhecer as suas riquezas culturais e históricas.

O evento, além de ser promovido pela Literarte, ICÉ e NALAP, conta ainda com a parceria da Editora-Mágico de Oz, da Literarte Kids, da Biblioteca Pública de Évora, do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira e conta com o apoio da Agência Erasmus + Juventude em Ação, do Instituto Português do Desporto e Juventude e ainda da Fundação Eugénio de Almeida.

Fonte: Nota de Imprensa / Instituto Cultural de Évora

Secção de comentários fechada.

Veja também

Montemor-o-Novo: XVI Encontro Internacional de Marionetas terminou com balanço bastante positivo

Chegou ao fim o XVI Encontro Internacional de Marionetas. Entre 22 de maio e 2 de junho, e…