O evento pretende renovar uma tradição de enorme dimensão cultural no Alentejo: o convívio ao final do dia de trabalho, com o vinho, o petisco e o convívio como protagonistas.

Surge na sequência do Coisas de Vinho e do Tabernas do Alentejo, tertúlia que iniciou em 2016 coorganizada pelo distribuidor de vinhos do Alentejo, Dourado Distribuição. “Vinho Arte e Ciência, A História que não Acaba”.

A Pandemia Covid 19 levou as tertúlias ao formato que conhecemos hoje, ao fim de tarde, na Rua, explorando a a cultura, os aromas e sabores de cada cidade.

O Andanças Vinho & Petisco traz os sabores típicos do Alentejo às ruas. Um roteiro que convida a um percurso pela cidade, com a visita a quatro restaurantes e prova de vinhos da região, harmonizados com petiscos tipicamente alentejanos.

Vinhos que harmonizam na perfeição com os petiscos selecionados pelos Chefs

Nos restaurantes aderentes sugere-se a degustação do petisco selecionado pelo chef, na companhia de um vinho alentejano que harmonize na perfeição com o petisco. As degustações são acompanhadas pelos representantes dos restaurantes e pelos produtores dos vinhos em prova.

São muitos os nomes sonantes de restaurantes, locais de interesse e produtores que já participaram no Evento, como o Restaurante Fialho, Café Alentejo, Origens, Pousada dos Loios, Vitoria Stone Hotel, Hotel Mar d’ Ar Aqueduto e os produtores Herdade das Servas, Herdade do Sobroso, Tiago Cabaço Wines, Herdade dos Grous, Ervideira, Casa Relvas e muitos outros que elevam o nome dos Vinhos do Alentejo.

A iniciativa iniciou-se na cidade de Évora, mas já conta com a passagem por outras localidades do distrito.

2024 iniciou-se com a 10a Edição em Estremoz

Em 21 de Março, O Andanças Vinho & Petisco passou em Estremoz, numa rota gastronómica de alto nível com os Restaurantes, Venda Azul, Alecrim, Larau e Casa do Gadanha. Os chefs irão criar um petisco finger food para harmonizar com os vinhos dos produtores da Região de Estremoz: Herdade do Pombal, Tiago Cabaço Winery, Miguel Louro Wines e João Portugal Ramos. A Iniciativa ainda acolheu um Jantar Vínico no Restaurante Mercearia Gadanha, com um Menu especial harmonizado com vinhos da Herdade das Servas.

As Edições são limitadas no número de participantes, mas tem sido recorrente a presença de personalidades locais ligadas a Instituições e Entidades públicas que vêem a Iniciativa como um ponto de interesse na divulgação da Cultura, Turismo, Gastronomia e Vinhos da região.

11a Edição está prevista realizar-se em Arraiolos, dia 18 de Abril de 2024

Fonte: Nota de Imprensa / Andanças Vinho & Petisco

Secção de comentários fechada.

Veja também

Alentejo arrecada mão cheia de distinções nos Prémios de Enoturismo da APENO

O Alentejo tem vindo a destacar-se como destino de excelência de enoturismo, tendo regista…