No dia 1 de março assinala-se o Dia Internacional da Proteção Civil, onde se pretende sensibilizar a população para importância de todos os agentes de proteção civil e entidades de apoio no trabalho desenvolvido na defesa, no socorro e na salvaguarda do cidadão, património e ambiente, bem como realçar o papel que cabe a cada cidadão na criação de comunidades mais resilientes a catástrofes.

Em 2024 voltámos a assinalar este dia, junto dos mais novos, promovendo um simulacro de sismo seguido de incêndio na escola secundária, com objetivo de testar o plano de emergência interno da escola.  Com esta iniciativa pretendemos perceber se todos os colaboradores no exercício (professores, alunos e funcionários) sabem qual a sua missão na estrutura de segurança, se todos conhecem o plano de evacuação, bem como se a funcionária que der o alerta sabe como conduzir uma chamada 112, conseguindo transmitir todos os dados necessários.

O simulacro consistiu em simular um abalo sísmico de magnitude 5,5 na escala de Richter seguido de um incêndio. Após ter sido sentido o sismo foi executado o movimento de BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.  Posto isto, toda a escola foi evacuada para o ponto de encontro, em simultâneo. A fim de testar a operacionalidade do protocolo de SBV-DAE (Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo) foi simulada uma paragem cardiorrespiratória de um dos alunos.

O simulacro contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara, do Sr. Vereador com o Pelouro da Educação, da Direção do Agrupamento de Escolas, do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Arraiolos, da Guarda Nacional Republicana e das equipas do ACES e da UCC de Montemor-o-Novo.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Secção de comentários fechada.

Veja também

Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo colabora em simulacro na Central Solar Fotovoltaica

Realizou-se, no passado dia 2 de fevereiro, um simulacro na central Solar fotovoltaica que…