A Universidade de Évora (UÉ) lança a todas as escolas secundárias do país o desafio de participar no seu mais recente Prémio “UÉ Liberdade – Nos 50 anos do 25 de Abril”, que tem como objetivo estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa, nos domínios da prosa narrativa e da poesia lírica, da composição musical e da pintura, tendo como base e inspiração a Revolução de 25 de Abril de 1974, no âmbito das comemorações do seu quinquagésimo aniversário.

Visa, em paralelo, apelar à participação dos grupos jovens nestas comemorações e incentivar a articulação entre diferentes níveis de ensino.

Esta iniciativa da Universidade de Évora surge centrada na temática daquele acontecimento histórico, e destinada a valorizar os talentos literários e artísticos dos estudantes do ensino secundário, tomando como base a comemoração de uma data marcante da história recente de Portugal.

São admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 15 anos e inscritos no ensino secundário (incluindo escolas do Ensino Artístico Especializado).

A entrega do Prémio, no valor de 1.500 (mil e quinhentos) euros, por categoria, será efetuada em cerimónia pública a realizar na celebração do Dia da Universidade de Évora, data comemorada anualmente no dia 1 de novembro, durante a qual a obra escolhida na categoria de composição será apresentada, enquanto que a obra escolhida na categoria pintura e ilustração será igualmente exposta.

Para avaliar as obras em prosa o júri é composto pelos professores universitários: Ana Luísa Vilela (Universidade de Évora), Cláudia Sousa Pereira (Universidade de Évora) e Carlos Reis (Universidade de Coimbra). Para as obras em verso, o júri é composto pelos professores universitários: Elisa Nunes Esteves (Universidade de Évora), Carla Ferreira de Castro (Universidade de Évora) e Maria Lúcia Dal Farra (Universidade Federal de Sergipe).

No que respeita à composição musical, o júri é composto pelos professores universitários: Ana Telles (Universidade de Évora), Christopher Bochmann (Universidade de Évora), Pedro Amaral (Universidade de Évora) e por Sara Carvalho (Universidade de Aveiro). Já no que respeita à categoria pintura e ilustração integram o júri os professores da Universidade de Évora Filipe Rocha da Silva, Pedro Portugal e a Artista Plástica Margarida Lagarto.  

As candidaturas decorrem até às 24h00 do dia dezanove de junho do presente ano, por correio eletrónico, para o endereço [email protected]

Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora

Secção de comentários fechada.

Veja também

Encontro de Populações Especiais na Piscina Coberta de Montemor-o-Novo

A segunda iniciativa, no âmbito dos Encontros de Populações Especiais na Piscina Coberta M…