A 15ª Edição das Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora vai ser palco da 2ª edição do Prémio Inovação na Pecuária Extensiva.

Esta distinção está alinhada com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação no sector e tem como objetivo premiar as explorações pecuárias mais inovadoras em 4 domínios de atuação:

  1. Sustentabilidade Ambiental – serão pontuadas as soluções biotecnológicas que respeitem os princípios do carbono zero, da economia sustentável, e da circularidade das matérias primas, ou seja, do aproveitamento de subprodutos da exploração, permitindo criar valor a partir de recursos biológicos e renováveis, preferencialmente endógenos;
  2. Inovação Tecnológica – pretende-se premiar soluções tecnológicas inovadoras que promovam a optimização de processos com vista à melhoria da rentabilidade da exploração, à capacitação de infraestruturas, e à gestão eficiente de recursos.
  3. Rentabilidade – serão pontuadas as explorações com melhores índices de fertilidade e rentabilidade global desde que cumpridos os pressupostos de sustentabilidade ambiental, económica e social da cadeia de valor agroalimentar.
  4. Bem Estar Animal – Destacam-se as explorações que promovam o bem estar animal de forma activa quer seja através de procedimentos inovadores de maneio, quer seja através da capacitação de infraestruturas adaptadas ao bem estar dos animais.

A exploração que obtiver melhor pontuação global receberá um prémio monetário, e poderá realizar uma apresentação do seu projeto no decorrer das próximas Jornadas HVME. Na primeira edição o prémio foi atribuído à empresa Agriangus!

Formulário de candidatura:
https://jornadas.hvetmuralha.pt/index.php/premio-inovar-pecuaria-extensiva-2024/

Este prémio tem também o apoio do Grazing4AgroEcology (G4AE) (https://grazing4agroecology.eu/) que é um projeto europeu com 19 parceiros, financiado pela União Europeia que tem como principal objetivo incentivar a prática do pastoreio em toda a Europa, e combater o declínio do pastoreio extensivo na Europa, a que temos assistido nos últimos anos.

No âmbito do projeto G4AE, este prémio competição reconhece agricultores que estejam a otimizar o pastoreio e estejam a praticar pelo menos um dos indicadores dos pilares da agroecologia.

O prémio G4AE será uma viagem à Irlanda para uma pessoa em março de 2025 (data a definir), onde está incluída uma visita de campo, vários workshops e um certificado da TEAGASC (https://www.teagasc.ie/)

Fonte: Nota de Imprensa / Hospital Veterinário Muralha de Évora

Secção de comentários fechada.

Veja também

Estudantes da EArtes em 1º lugar no Festival Internacional de Música do Porto

Os FOCUS Sax Quartet, composto por estudantes da Licenciatura em Música da Universidade de…