A 15ª Edição das Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora vai ser palco da 2ª edição do Prémio Inovação na Pecuária Extensiva.

Esta distinção está alinhada com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação no sector e tem como objetivo premiar as explorações pecuárias mais inovadoras em 4 domínios de atuação:

  1. Sustentabilidade Ambiental – serão pontuadas as soluções biotecnológicas que respeitem os princípios do carbono zero, da economia sustentável, e da circularidade das matérias primas, ou seja, do aproveitamento de subprodutos da exploração, permitindo criar valor a partir de recursos biológicos e renováveis, preferencialmente endógenos;
  2. Inovação Tecnológica – pretende-se premiar soluções tecnológicas inovadoras que promovam a optimização de processos com vista à melhoria da rentabilidade da exploração, à capacitação de infraestruturas, e à gestão eficiente de recursos.
  3. Rentabilidade – serão pontuadas as explorações com melhores índices de fertilidade e rentabilidade global desde que cumpridos os pressupostos de sustentabilidade ambiental, económica e social da cadeia de valor agroalimentar.
  4. Bem Estar Animal – Destacam-se as explorações que promovam o bem estar animal de forma activa quer seja através de procedimentos inovadores de maneio, quer seja através da capacitação de infraestruturas adaptadas ao bem estar dos animais.

A exploração que obtiver melhor pontuação global receberá um prémio monetário, e poderá realizar uma apresentação do seu projeto no decorrer das próximas Jornadas HVME. Na primeira edição o prémio foi atribuído à empresa Agriangus!

Formulário de candidatura:
https://jornadas.hvetmuralha.pt/index.php/premio-inovar-pecuaria-extensiva-2024/

Este prémio tem também o apoio do Grazing4AgroEcology (G4AE) (https://grazing4agroecology.eu/) que é um projeto europeu com 19 parceiros, financiado pela União Europeia que tem como principal objetivo incentivar a prática do pastoreio em toda a Europa, e combater o declínio do pastoreio extensivo na Europa, a que temos assistido nos últimos anos.

No âmbito do projeto G4AE, este prémio competição reconhece agricultores que estejam a otimizar o pastoreio e estejam a praticar pelo menos um dos indicadores dos pilares da agroecologia.

O prémio G4AE será uma viagem à Irlanda para uma pessoa em março de 2025 (data a definir), onde está incluída uma visita de campo, vários workshops e um certificado da TEAGASC (https://www.teagasc.ie/)

Fonte: Nota de Imprensa / Hospital Veterinário Muralha de Évora

Secção de comentários fechada.

Veja também

Concurso de Curtas-Metragens de Moura está de regresso para a 2.ª edição

O Concurso de Curtas-Metragens, organizado pela Câmara Municipal de Moura, está de regress…