Foi no Centro de Congressos de Aveiro, instalado num edifício emblemático da arquitetura industrial Aveirense, a antiga Fábrica Jerónimo Pereira de Campos, uma fábrica que se dedicada à produção de barro vermelho, que decorreu nos dias 19 e 20 de janeiro, o 1º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), em Aveiro.

O Município de Montemor-o-Novo, representado pelo Presidente Olímpio Galvão, o Vice-Presidente Henrique Lopes (também Vice-Presidente do Conselho Fiscal da AptCVC), e pelas técnicas Maria Galego e Hermínia Santos, esteve presente com um stand e levou uma pequena mostra do trabalho desenvolvido no nosso concelho dedicado à cerâmica. Simultaneamente teve lugar a 1.ª Cimeira de Presidentes de Câmara da AptCVC, onde participou Olímpio Galvão.

Este congresso, que contou com a participação das cidades e vilas de cerâmica Portuguesas, bem como representantes das Associações de Cidades Cerâmicas do resto da Europa, através do Agrupamento Europeu (AeuCC), foi um momento de partilha e conversas sobre o Portugal cerâmico e o que cada município promove para a sua defesa e salvaguarda futura.

Este Agrupamento Europeu das cidades de Cerâmica reuniu em Aveiro em Assembleia Geral, na manhã desta sexta-feira, dia 19 de Janeiro, e participou durante a tarde nos trabalhos no Congresso português. Nesta Assembleia Geral será eleito o novo Presidente do Agrupamento Europeu.

A AptCVC é constituída por 29 Municípios Portugueses, tendo como fundadores, em 2018, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares,

A APTCVC tem como principais missões a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre os associados, o estabelecimento de parcerias, a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Secção de comentários fechada.

Veja também

Feira da Gastronomia e Artesanato em São Romão

A Junta de Freguesia de Ciladas vai realizar a III Feira da Gastronomia e Artesanato de Sã…