A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) lançou no dia 5 de janeiro de 2024, a sua nova identidade visual, cujo o desenvolvimento do processo criativo teve como premissa a criação de um conceito disruptivo, onde fosse repensada a estratégia de comunicação e posicionamento da entidade junto dos seus municípios associados, parceiros e sociedade civil.
Assim, o novo logotipo apresenta uma nova linha de comunicação, mais impactante, abrangente e que promoverá uma maior identificação, oferecendo um maior destaque à sub-região Alentejo Central.
Memória Descritiva do Logotipo
Na base do conceito criativo temos a forma do hexágono – associado a encaixe e comunidade, formado por 14 figuras geométricas que rodeiam o centro, fazendo referência aos 14 municípios que constituem a região do Alentejo Central.
A paleta de cores remete à terra e ao sol, cores quentes que caracterizam este território.
Como cores centrais, o amarelo torrado e o castanho escuro, sendo que no símbolo as cores alternam entre várias tonalidades de amarelo, terracotas, tons arenosos e castanho.
Identidade
A identidade é composta por dois elementos: o símbolo e o logótipo.
O símbolo enfatiza o conceito de “CENTRAL”, com a forma de um “C” composto por 14 formas geométricas que representam os 14 municípios do Alentejo Central.
Esta representação visual é uma forma poderosa de transmitir a identidade e o propósito desta Comunidade Intermunicipal, unindo os municípios em torno de um símbolo comum.
Tagline
Uma visão com identidade.
Esta tagline destaca a perspetiva coletiva e orientada para o futuro da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, onde os municípios trabalham juntos em busca de objetivos comuns.
A palavra “identidade” enfatiza a singularidade e a autenticidade do Alentejo Central, referindo-se às características distintas de cada município, bem como ao fortalecimento de uma identidade regional compartilhada.
Fonte: Nota de Imprensa / Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central