O 19.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser assinalado amanhã, dia 8 de dezembro, a partir das 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Nesta cerimónia, a autarquia vai atribuir medalhas a personalidades, instituições e associações que se notabilizaram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do concelho, mas também a trabalhadores municipais que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.

As comemorações do Dia da Cidade contemplam homenagens a duas instituições, quatro associações e 16 personalidades e empresários que têm desenvolvido ações de mérito em diversas áreas e que têm contribuído de maneira excecional para o prestígio de Reguengos de Monsaraz nos domínios científico, cívico, cultural, desportivo, social e do empreendedorismo.

Ana Paula Amendoeira, atual Diretora Regional de Cultura do Alentejo, relatora do Conselho Consultivo da UNESCO CN e investigadora sobre Património Mundial, bem como a Casa do Alentejo por ocasião do seu centenário e pelo papel determinante que tem desempenhado na defesa e afirmação da cultura alentejana no país e no mundo vão ser agraciadas com a atribuição da Medalha de Ouro. A investigadora Ana Padilha e a cardiopneumologista Sofia Rebocho vão ser distinguidas com a Medalha de Mérito Científico.

A autarquia vai atribuir a Medalha de Mérito Cívico à Sociedade Portuguesa de Autores pela parceria com a Casa António Gião para acolher refugiados da Guerra da Ucrânia, aos médicos Eduardo Pedro e Ana Veiga, à jornalista e pivot da CNN Portugal Ana Sofia Cardoso e ao treinador de basquetebol Carlos Janes Costa. A Medalha de Mérito Cultural vai ser entregue ao maestro Carlos Bia, ao arqueólogo António Carlos Valera, a Carlos Albuquerque Teixeira, Head Chef do Restaurante da Herdade do Esporão, à Comissão Social de Santo António do Baldio, ao maestro e diretor artístico João Defesa e a Vasco Ramalho, professor, investigador e diretor de vários festivais de percussão no sul do país.

A Magia D’Arte – Associação de Artesanato de Reguengos de Monsaraz vai ser agraciada com a Medalha de Mérito Social e a Medalha de Mérito Ambiental vai ser atribuída ao professor Pedro Grilo, dirigente do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. O empresário David Ramalho vai receber a Medalha de Mérito Empreendedor pelo seu desempenho profissional.

A Medalha de Mérito Desportivo vai ser entregue ao Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Reguengos de Monsaraz, a José Luís Rijo pela conquista do Troféu Promoção no Campeonato Nacional de Todo o Terreno, a António Catronga, criador da equipa de atletismo da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz e ao Grupo Desportivo Piranhas do Alqueva, que conquistou mais de uma centena de troféus e participa em diversas provas nacionais e internacionais de Trail e de BTT.

A Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz é atribuída aos trabalhadores municipais que se distinguiram exemplarmente no desempenho das suas tarefas, com mérito, dedicação e assiduidade dignos de realce e isentos de qualquer penalidade no registo disciplinar. Assim, a autarquia vai distinguir com a Medalha de Prata cinco funcionários com 25 anos de serviço efetivo e sete trabalhadores municipais vão receber a Medalha de Bronze pelos 15 anos de serviço efetivo respondendo com rigor e profissionalismo às necessidades da população.

O programa comemorativo do Dia da Cidade integra ainda às 19h30 um beberete com prova de produtos regionais e um concerto com a banda La Bohème, que vai subir ao palco durante e depois da cerimónia de homenagem aos agraciados. Este quinteto formado por Luís Cartaxo (guitarra), Joana Lopes (voz), Filipe Dias (saxofone e clarinete), Luís Salgado (bateria) e José Monteiro (contrabaixo) vai interpretar versões de músicas de Smooth Jazz e Bossa Nova.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Mercadona continua em expansão e abre 11 novas lojas em 2024

A Mercadona, empresa de supermercados, prossegue com o seu plano de expansão em Portugal, …