Homo Sacer, uma criação da estrutura artística Bestiário e da atriz e ativista Maria Gil, tem estreia marcada para dia 24 de novembro, em Montemor-o-Novo, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

Tendo como ponto de partida o livro Homo Sacer e os ciganos, de Roswitha Scholz, esta criação procura, sob uma perspetiva ao mesmo tempo antropológica e política, refletir sobre o anticiganismo. Percorre, assim, a historiografia do povo cigano no Ocidente, explorando eventos traumáticos, e desemboca nos crescentes populismos contemporâneos. Sem pretender incorrer em moralismos ou idealizações, Homo Sacer reconstrói a(s) História(s) que se encontra(m) em olvido.

Um projeto onde participa a ativista e atriz Maria Gil que, numa relação de equilíbrio, dialoga com a estrutura artística Bestiário. A encenação e dramaturgia são de Maria Gil e Teresa V. Vaz, num espetáculo que é cocriado e interpretado por Afonso Viriato, Helena Caldeira, Kali Musa, Maria Gil, Miguel Ponte, Teresa Manjua e Vasco Lello.

Depois da estreia em Montemor-o-Novo, a 24 e 25 de novembro, Homo Sacer continuará em circulação pelo Alentejo, passando por Elvas (30 de novembro e 1 de dezembro) e Serpa (7 e 8 de dezembro). No final de cada sessão, decorrerá uma conversa com a equipa artística. A acompanhar a apresentação do espetáculo nestes três concelhos, a equipa da Bestiário vai ainda desenvolver um Laboratório Teatral – Manual para uma Manife – destinado a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, partindo das temáticas levantadas pela peça.

Homo Sacer estreia-se no âmbito da Odisseia Nacional, projeto artístico do Teatro Nacional D. Maria II, desenvolvido desde janeiro de 2023, em articulação com mais de 90 concelhos de Portugal continental, Açores e Madeira.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

UÉ com papel preponderante na aprovação da Rota Europeia das Farmácias Históricas e dos Jardins Medicinais

Foi recentemente divulgada a aprovação da prestigiada certificação de Rota Cultural do Con…