A Igreja Católica em Portugal celebrou a Semana de Oração pelos Seminários, de 5 a 12 de novembro, com o tema bíblico “Não tenhas medo. Serás pescador de homens”, do Evangelho de São Lucas  (Lc 5,10b).

Na Arquidiocese de Évora, esta semana foi vivida intensamente com a realização de diversas atividades, promovidas pelo Departamento diocesano da Pastoral das Vocações, a saber:

Sábado, 4 de novembro | Encontro Vocacional para Rapazes
No sábado, dia 4 de novembro, decorreu o primeiro encontro vocacional do ano pastoral 2023/2024, no qual participaram 10 jovens, oriundos de diversas paróquias da Arquidiocese. O encontro centrou-se na temática vocacional, a partir da lectio divina e do acompanhamento espiritual, contando também com uma visita à Catedral, ao Museu do Cabido e à Casa de Nossa Senhora das Graças, das Servas da Santa Igreja.

Domingo, 5 de novembro | Abertura da Semana dos Seminários e Admissão às Ordens Sacras

No domingo, dia 5, a Arquidiocese iniciou oficialmente a celebração da Semana de Oração pelos Seminários, durante a celebração de Admissão às Ordens Sacras de três seminaristas do Seminário de Nossa Senhora da Purificação. O Francisco, o Tomé e o Genitório foram admitidos às Ordens, durante a Eucaristia dominical, presidida por D. Francisco Senra Coelho, na Igreja do Espírito Santo, e contou com a participação das comunidades dos dois Seminários diocesanos, bem como de familiares e amigos dos três jovens.

Terça-feira, 7 de novembro | Eucaristia com os Seminários Diocesanos

Na terça-feira, dia 7, a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Évora, recebeu os seminaristas e formadores dos Seminários diocesanos, que se uniram à comunidade paroquial para celebrar a Eucaristia e Oração de Vésperas, às 18h30, na Igreja da Sagrada Família (Álamos). Assinalando a Semana de Oração pelos Seminários e promovendo uma cultura vocacional ao nível das paróquias, estiveram presentes o Seminário Maior de Nossa Senhora da Purificação, o Seminário Redemptoris Mater de Nossa Senhora de Fátima, bem como a Casa de Formação dos Salesianos.

Sábado, 11 de novembro | Encerramento da Semana de Oração pelos Seminários

No encerramento da Semana de Oração pelos Seminários, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, presidiu à Eucaristia vespertina, no sábado, dia 11, às 18h30, na Paróquia de Nossa Senhora da Saúde (Álamos). Esta celebração, que congrega o Agrupamento 890 do CNE e os grupos de catequese paroquial, com as suas famílias, contou com a presença de alguns seminaristas dos dois Seminários diocesanos, que partilharam o seu testemunho vocacional, e incluiu a Confirmação de alguns jovens da Paróquia.

Fonte: Nota de Imprensa / Arquidiocese de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Homilia do Senhor Arcebispo de Évora na Ordenação Episcopal de D. Fernando Paiva, na Sé de Beja

Na tarde deste domingo, dia 7 de julho, o arcebispo de Évora presidiu à ordenação episcopa…