É já a partir do próximo dia 10 de novembro que arranca mais uma edição do ET/FEST, festival que apresenta os projetos vencedores das Bolsas de Criação d’O Espaço do Tempo de 2022, com o apoio do Banco BPI e da Fundação “la Caixa”. O Espaço do Tempo acolhe, assim, as estreias absolutas de Julián Pacomio, Lara Mesquita, Raquel S. (Noitarder) e de Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens (Arraial Cósmico).

Nesta edição, a decorrer entre os fins-de-semana de 10-11 e 24-25 de novembro, haverá cerca de oito espetáculos a decorrer em diferentes espaços d’O Espaço do Tempo, espalhados pela cidade de Montemor-o-Novo, após duas semanas de residência artística em contexto final de criação. 

Toda a luz do meio-dia, do criador espanhol Julián Pacomio, é a segunda parte d’A Trilogia do Sol, uma investigação sobre o imaginário em torno da luz solar e das suas obscuridades. Estará em cena Blackbox, nos dias 10 e 11 de novembro. 

Nos mesmos dias, Lara Mesquita apresenta Que Seria? na XL Box, uma narrativa reinventada do clássico de William Shakespeare, onde Otelo é um homem branco que ambiciona o lugar de privilégio num imaginário onde as pessoas negras são as privilegiadas. 

Já nos fins-de-semana de 24 e 25 de novembro, Raquel S. estreia Descansar na Blackbox, um projeto Noitarder que vê o cemitério tanto como um lugar de memória e saudade, como um lugar de esquecimento e estratificação social. 

Por último, o coletivo de Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens, com produção de Arraial Cósmico, apresenta COSMIC PHASE/STAGE, peça que resulta de uma colaboração entre artistas provenientes de diferentes disciplinas, procurando o cruzamento de linguagens na construção do dispositivo performativo. Estreará também nos dias 24 e 25 de novembro na Oficina Magina. 

A entrada é gratuita mediante reserva.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…