Nos passados dias 18 a 19 de setembro de 2023 o Município de Montemor-o-Novo e as Águas de Portugal/AgdA alinharam esforços e coordenaram uma ação de limpeza de sedimentos, no açude do Moinho da Abóboda (sob a antiga Ponte de Caminho de Ferro), situado no Rio Almansor.

A referida ação de limpeza de sedimentos visou responder à necessidade de reposição da situação anterior às descargas efetuadas pelo bypass da Estação Elevatória de Águas Residuais nº 4 (EEAR4), em julho de 2021, tentando assim recuperar as características ambientais do efluente, onde se situa o bypass, e do Rio Almansor nas imediações daquele local.

Num trabalho conjunto entre o Município de Montemor-o-Novo e a AgdA, que reflete a aposta municipal na política de valorização da rede hidrográfica, foram retirados do Rio, aproximadamente, 130 toneladas de sedimentos, constituídos principalmente por areias e matéria orgânica.

A constituição química e física dos referidos sedimentos foi aferida, por duas baterias de análises laboratoriais efetuadas, quer pelo Município quer pela AgdA, sendo que os resultados obtidos nas 17 amostras recolhidas apenas revelaram a existência de areias e matéria orgânica sem concentrações elevadas de contaminantes perigosos. Todos os resultados dos ensaios analisados nas amostras, cumpriram os valores limite das Tabelas n.º 4 e 5 do D.L. 102-D/2020, com revogações do DL 11/2023.

Paralelamente também se procedeu à recolha de amostras com recurso a retro escavadora de modo a aferir a existência de RSU- Resíduos Sólidos Urbanos, por amostragem visual, de onde se observou a quase inexistência de resíduos.

De referir ainda que, durante as operações de limpeza, o Município, através dos seus técnicos, tentou minimizar os impactos com a fauna existente no Rio, numa ação de mitigação dos impactos causados por esta operação.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

“Projetos do Programa Ambiente para Adaptação Climática” foram debatidos na CCDRA, I.P.

A Secretaria-Geral do Ambiente promoveu, no passado dia 23 de maio no auditório da CCDR Al…