O Município de Borba, em parceria com o CLDS (Contrato Locais de Desenvolvimento Social), vai editar uma coleção de “Postais Sonoros” do concelho de Borba.
Serão doze (12) os “Postais Sonoros” de Borba e com esta coleção queremos dar visibilidade aos locais mais emblemáticos do nosso concelho, mas também valorizar, dar a conhecer, salvaguardar a tradição de cantar, contar, dizer e fazer décimas ou do teatro de bonecos tão marcante e determinante no território de Borba.
As gravações já começaram ontem, na Orada, com a gravação do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo e prolongam-se até 3ª feira à noite, com a participação dos Poetas Populares – Maria Compõete, Coimbra, Nel do Fado, Francisco Rijo e João Catarino, os fadistas – Rute Sousa, Humberto Quina e Carlos Arvanas e ainda o Teatro de Bonecos da Casa da Cultura da Orada, a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e o Grupo de Cante Alentejano, Os Garridos, de S. Tiago de Rio de Moinhos.
Os “Postais Sonoros” são um projeto do Tiago Pereira (“A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”) que associam um local, um monumento ou paisagem a um filme e a um artista, com uma cantiga, um poema ou uma história.
Será uma coleção para preservar o património e salvaguardar memórias.
Em breve esta coleção chegará aos munícipes e a todos os que nos visitam.
Fonte: Câmara Municipal de Borba