São seis dias de muita animação, música, cultura e atividade económica que são esperados em Montemor-o-Novo. Trata-se de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, que decorre entre hoje e segunda-feira, nesta cidade alentejana.

Com raízes no século XV, este certame assume-se, atualmente, como um evento de cariz social e cultural. É também um espaço de encontro de gerações, ao mesmo tempo que promove o concelho e a economia local e regional, resultando de uma parceria entre a Câmara de Montemor-o-Novo e a APORMOR (Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo).

Os concertos são uma marca da Feira da Luz/Expomor, caracterizando-se também por apresentar outras atividades culturais, desportivas e recreativas, sem esquecer os workshops, as exposições, a Feira do Livro ou as atrações típicas de uma iniciativa como esta.

Particular destaque para a componente agropecuária, apostando-se em exposições e concursos de gado, leilões e ainda o Espaço RCM Spot.

Em entrevista enviada pelo Município de Montemor-o-Novo ao Grupo Diário do Sul, o presidente da câmara, Olímpio Galvão, confessou que “as expectativas são grandes, tal como eram o ano passado, no regresso da Feira da Luz / Expomor após um período de pandemia”.

Revelou ainda que “a expectativa é de que mais e mais gente nos visite”, recordando que, “em 2022, contámos com cerca de 112 mil entradas e este ano esperamos que este número seja superado”.

O autarca frisou também que “este certame é um investimento grande da autarquia, quer em termos monetários, quer em termos dos seus serviços”, reiterando que “quase todos os serviços contribuem para que esta feira seja um sucesso”.

A par disso, destacou que “a Feira da Luz/Expomor é uma demonstração do poder e do potencial económico, cultural e social, bem como da qualidade de vida do nosso concelho”.

Nesse sentido, Olímpio Galvão referiu que “o desejo é que muita gente nos visite”, reiterando que “a Feira da Luz é sempre um ponto de encontros, reencontros, de alegria e são seis dias de permanente festa, mas também de pensar o território, a nível económico, cultural e ambiental”.

Quanto a novidades para esta edição, o presidente do município evidenciou “o Espaço Freguesias, um espaço mais digno e mais dinâmico com algumas atividades baseadas na importância de cada freguesia”, constatando que “queremos mostrar o potencial do território de todo o concelho e não só da cidade de Montemor-o-Novo”.

Além disso, salientou a existência de “mais um palco na Feira da Luz, o Palco Mostras, onde as associações culturais do concelho que são apoiadas pela DGArtes vão poder mostrar o seu trabalho todos os finais de tarde”.

O edil deu ainda conta de “pequenas alterações no espaço, tendo em conta as sugestões feitas por quem participou na edição do ano passado”.

Relativamente à colaboração com a APORMOR, Olímpio Galvão explicou que “o trabalho de parceria decorreu de uma forma natural”, lembrando que, “o ano passado, por ter havido mudança de cor política teve de haver um trabalho pormenorizado, este ano decorreu de forma natural”.

Focou ainda que “o Município de Montemor-o-Novo reforçou o apoio para que a APORMOR tenha ainda mais força na sua exposição e nas suas atividades”, sublinhando que “vai ter a maior mostra de gado do país, cerca de mil cabeças de gado em exposição, vários concursos nacionais de diferentes raças e vai ter também o espaço de debate para pensar o presente e o futuro do território”.

Na sua perspetiva, “é importantíssima esta relação do município com a APORMOR, não existiria Feira da Luz sem a Expomor”, adiantando que, “eventualmente, podemos pensar num futuro próximo em fundir os dois nomes e ficar apenas Feira da Luz, respeitando uma tradição que vem já do século XV”.

Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS / Município de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Xi Jinping destaca importância das relações entre a China e África

O Presidente chinês, Xi Jinping, discursou hoje (quinta-feira, dia 5) na cerimónia de aber…