Parceria: 1 Língua, 2 Países
A Sala Derby do cinema da Fundaj contará com a presença do ativista e pai de Julian Assange, John Shipton, para uma sessão debate na próxima quinta-feira (31), às 19h30
O Cinema da Fundação/Derby realiza, no dia 31 de agosto, às 19h30, a estreia nacional do documentário “Ithaka, a Luta de Assange”. O longa-metragem dirigido por Ben Lawrence narra o encarceramento do fundador do WikiLeaks, o ativista australiano Julian Assange. Desvela um debate sobre democracia e proteção da liberdade de imprensa. Será exibido na sala do equipamento cultural vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) com a presença do ativista e pai de Julian Assange, John Shipton, para uma sessão debate.
Diretor da Dimeca, Túlio Velho Barreto destaca que e exibição em estreia nacional do ótimo e imprescindível documentário ‘Ithaka: a luta de Assange’ no Cinema da Fundação mostra o compromisso da nova gestão da Fundação Joaquim Nabuco com a democracia e a liberdade de expressão. “Sua exibição com a presença do Sr. John Shipton, pai do Julian Assange, que tem viajado pelo mundo em defesa do direito inalienável do jornalista em exercer a sua profissão, tão cara à democracia, dá uma dimensão ainda maior para o evento. E bem demonstra a vocação de nossas salas de cinema. Ou seja, de ocupar o espaço que as salas comerciais, por razões diversas, não preenchem.”
Coordenador do Cinema da Fundação , Luiz Joaquim reforça que o martírio pelo qual Julian Assange vem passando desde que tornou público, para o mundo, milhares de documentos e imagens em 2010 sobre ações no Afeganistão do exército norte-americano é condenável. Para o coordenador, a perspectiva do documentário de Ben Lawrence é interessante, ao escolher conceitualmente seguir o pai de Assange, John Shipton, e a esposa do ativista, Stella Devant, em uma luta desigual para mostrar ao mundo que Assange é a vítima e não o algoz.
“Ter a presença de John Shipton no Recife na data de estreia de Ithaka, a Luta de Assange e a confirmação de sua participação no debate após a sessão promovida pelo Cinema da Fundação é um presente o qual todos os locais que prezam por esses dois pilares da justiça moderna – a liberdade de imprensa e a democracia – deveriam prestigiar”, conclui o coordenador Luiz Joaquim.
Serviço: Pré-estreia “Ithaka, a Luta de Assange” no Cinema da Fundação
Sessão debate com o ativista e pai de Julian Assange, John Shipton
31/08, às 19h30
Valor da entrada – R$7 meia /R$14 inteira
Sala Derby – Rua Henrique Dias, 609
Fonte: Pandora / Divulgação