No seguimento da terceira edição da Festa Ageas Seguros que decorreu em Beja em outubro de 2022, com o apoio do Município de Beja e da Cofina, onde além da aposta na cultura e nos artistas locais aconteceu uma caminhada sustentável, com a recolha de 41,05 quilos de lixo que foram entregues ao artista plástico Bruno Costa para idealizar uma obra dedicada à capital do Baixo Alentejo.

A escolha da obra recaiu sobre a incontornável figura de Mariana Alcoforado que foi entregue no Jardim Público de Beja e ficará exposta na Casa da Cultura.

Na presença dos responsáveis da AGEAS, do Grupo Cofina e do autor da obra, o Presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, sublinhou tratar-se de um momento que se reveste de grande simbolismo no ano em que Beja assinala os 300 anos da morte de Mariana Alcoforado, celebrando a memória de Mariana e das “Cartas Portuguesas”: uma das mais bonitas histórias de amor.

A conhecida freira que viveu a maior parte da sua vida, dos 11 aos 83 anos, no Convento de Nossa Senhora da Conceição, atual Museu Regional de Beja, tornou universal a sua paixão e é hoje símbolo do amor proibido.

Depois de apresentado o novo roteiro dedicado a Mariana Alcoforado, Beja irá ainda promover diversas iniciativas dedicadas aos 300 anos de Mariana.

– Exposição ‘Mariana Alcoforado – Do amor à cidade, à cidade do amor’ – 16/09 a 30/12/23;

– ‘Mariana’s – em torno de Mariana Alcoforado’ ‘Mariana’s – em torno de Mariana Alcoforado’ Concerto com Ana Paula Russo (Canto), Maria José Barriga (Cravo) e Cristina Taquelim (Declamação) – 29/09/2023;

– ‘Nus Olhos de Mariana’ – pelo grupo de teatro da Capricho Bejense – novembro/23;

– Edição de Banda Desenhada ‘Mariana’ de Paulo Monteiro, em português, inglês, francês  e espanhol;

– Visitas de Verão – ‘Sobre Mariana’ visitas regulares à cidade de Mariana Alcoforado, julho e agosto 2023;

– Encontro Literário ‘Outras Marianas’ com escritores que ficcionaram com o universo da Mariana Alcoforado.

Fonte: Câmara Municipal de Beja

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Lev Manovich conjuga arte e inteligência artificial na exposição patente na FEA

Com curadoria José Alberto Ferreira, a nova exposição da Fundação Eugénio de Almeida (FEA)…