Decorreu entre 7 e 10 de junho, a 8.ª edição da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas – PT.23, promovida pel’O Espaço do Tempo, e apoiada pelo Município de Montemor-o-Novo.

Nos 4 dias em que decorreu, a PT.23 acolheu diversos espetáculos e agentes culturais, procurando contribuir para a difusão das artes performativas contemporâneas criadas em Portugal, nas áreas da dança, teatro e performance.

Em Montemor-o-Novo, para além dos espetáculos destinados a programadores, curadores e diretores de teatros e festivais nacionais e internacionais, com o objetivo de dar a conhecer o que de mais notável se faz em Portugal no campo das artes performativas contemporâneas, os espetadores tiveram a oportunidade de assistir a quatro espetáculos abertos ao público, com acesso gratuito mediante reserva.

Um dos centros nevrálgicos da iniciativa foi o Cineteatro Curvo Semedo, abrindo portas ao PT.23 pela primeira vez no dia 7, recebendo ‘CARCAÇA’, de Marco da Silva Ferreira, que usa a dança como ferramenta para pesquisar sobre comunidade, construção de identidade coletiva, memória e cristalização cultural.

No dia 8, Tânia Carvalho apresentou ‘Versa-Vice’ que, segundo a coreógrafa, é o vice-versa de vice-versa porque, “a peça é sobre isto e aquilo…Mas também poderia ser sobre o seu oposto. O seu espelho”. Em suma “tudo pode ser outra coisa”.

Dia 9, Lígia Soares trouxe ‘A Minha Vitória Como Ginasta de Alta Competição’, que incide sobre duas jovens ginastas de grande nível, sobre os seus feitos, mas, sobretudo, sobre os seus dilemas e a pressão que enfrentam e que pode condicionar a sua performance.

Finalmente, o dia 10 assistiu a ‘VÄRA’, de Daniel Matos, um encontro entre corpos nus que desafia o espectador a olhar para além da consumpção da imagem em exposição em palco.

Para além do Cineteatro Curvo Semedo, o PT.23 chegou a outros espaços de Montemor-o-Novo, como o Convento de São Domingos e a Sociedade Carlista, mas naturalmente também aos espaços d’O Espaço do Tempo, nomeadamente a Blackbox, a Oficina Magina e a XL Box.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Mora: Inauguração da Exposição “Fotografias do Nosso Concelho”

Por ocasião da ExpoMora 2024 inaugura, no dia 6 de setembro, a Exposição “Fotografias do N…