No dia 7 de junho, decorreu a sessão de encerramento e entrega de prémios do Game Jam PACT, o 1º Game Jam do Alentejo.

O evento beneficiou do patrocínio de empresas relevantes na área da tecnologia a nível nacional e regional, como a Recatpig, que, como o PACT, faz parte do eGames Lab, a Goma Development, empresa inPACT, a Chip7 de Évora. A iniciativa contou ainda com o apoio da Pizzaria Álamos.

Depois do dia 2 de junho, em que os 34 participantes foram desafiados a desenvolver um videojogo funcional em apenas 10 horas, usando como tema o Alentejo, os “jammers” tiveram a oportunidade de ficar a conhecer os projetos uns dos outros e ouvir o feedback do júri.

O painel de jurados contou com: Marco Bettencourt, CEO e Founder da Redcatpig, André Lascas, Programados iOS na Goma Development, António Vieira, CEO na AloUniverse, Paulo Maldonado, Arquiteto e Designer, Diretor do Mestrado em Design e Professor Catedrático na Universidade de Évora, e Diogo Teixeira, Founder e Graphics Programmer na Amplify Creations.

Os prémios de 1º, 2º e 3º lugar, entregues em vouchers tecnológicos e acessórios gaming, foram atribuídos a grupos que tiveram como referência as palavras “cante alentejano”, “rebanho” e “placas”, respetivamente.

Na sua maioria, os estudantes eram do ensino superior e frequentavam a Universidade de Évora, no entanto a iniciativa também incluiu alunos do Instituto Politécnico de Leiria e do Instituto Superior Técnico de Lisboa. Também alguns alunos do ensino secundário de Évora participaram, nomeadamente das escolas Gabriel Pereira, Severim de Faria e EPRAL.

O evento contou com discursos de Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT, e Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo na CCDR Alentejo, bem como com algumas palavras por parte dos 3 mentores que acompanharam os grupos ao longo do dia 2 de junho. Sérgio Concha, Professor de Programação e Informática na EPRAL, Wijnand Merkens, Indie Game Developer, e Pedro Soares, aluno de Programação Informática na EPRAL e estagiário curricular no PACT, foram os nomes escolhidos para esclarecer e auxiliar os grupos neste desafio.

O Game Jam PACT ocorreu no âmbito da participação do PACT no projeto eGames Lab, apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e pelos Fundos Europeus Next Generation EU. A ação foi a primeira iniciativa do género dinamizada na região e concretiza a nova aposta do PACT na promoção e construção de uma indústria de eGames, a nível regional, associada à qual já se planeiam novas atividades.

Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT, sublinha que “o PACT está empenhado em proporcionar diversas atividades relacionadas com o setor de eGames que sensibilizem os jovens para a importância do valor que esta indústria pode trazer ao desenvolvimento da região (e do país) e os capacitem, consolidando a possibilidade de seguirem um futuro profissional no ramo dos videojogos e tecnologias emergentes em Portugal. “

Fonte: Nota de Imprensa / PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

PACT promove serviços de apoio à Propriedade Intelectual com inauguração do Gabinete AlentEdge

A Propriedade Intelectual (PI) assume hoje um papel de enorme relevância nos negócios e pa…