Conhecer alguns projetos que são desenvolvidos em Évora foi o objetivo da visita de Euclides Rodrigues Buio, presidente da Câmara Distrital de Lobata, de São Tomé e Príncipe, a esta cidade alentejana, na passada quinta-feira.
O primeiro local de paragem foi no Grupo Diário do Sul (DS), para ficar a par do trabalho desenvolvido por este meio de comunicação social, sobretudo na Rádio Telefonia do Alentejo (RTA).
Seguiram-se reuniões na Fundação Alentejo, nomeadamente na Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL), nos Bombeiros Voluntários de Évora e ainda na Câmara Municipal de Évora.
Em entrevista ao DS, Euclides Rodrigues Buio, que esteve acompanhado pelos vereadores Ronaldo Lopes e Gilson Gomes, destacou alguns dos pontos principais desta viagem até ao Alentejo.
“Decidimos fazer esta visita a Évora porque acredito que aqui é possível encontrarmos um caminho que seja melhor para o desenvolvimento do nosso distrito, quer no domínio da rádio e das comunicações, quer da educação ou relacionado com o processo social de instalação de um quartel de bombeiros em Lobata”, explicou o autarca são-tomense.
Acrescentou ainda que “São Tomé e Príncipe precisa de alguém para ‘dar as mãos’”, constatando que “o país é pequeno (cerca de 200 mil habitantes), tem algumas dificuldades e Portugal é um dos maiores parceiros que temos para o desenvolvimento”.
Euclides Rodrigues Buio referiu ainda que “Lobata é o terceiro distrito do país, com perto de 20 mil habitantes, e os nossos principais setores são a agricultura, pescas e turismo”.
Quanto às potencialidades a nível do turismo, exemplificou que “temos as melhores praias do país e temos a histórica Roça Agostinho Neto, que está degradada e precisa de recuperação”.
Foi então no sentido de encontrar soluções, através de parceiros em Évora, que o presidente da Câmara Distrital de Lobata se deslocou até ao território alentejano.
“Temos uma rádio em Lobata e havia a necessidade de conversarmos com o DS e de interagirmos com a equipa da RTA para encontrarmos soluções que sejam viáveis para melhorar as nossas instalações da rádio”, esclareceu.
De acordo com o autarca, “a rádio foi criada em 2012, com apoio da UNICEF, e tem uma boa cobertura a nível do país, sendo um meio para divulgar a informação do próprio distrito, em áreas como a saúde, educação, agricultura ou pescas, mas também para fazer a comunicação do presidente e da sua equipa”.
Adiantou ainda que “há a necessidade dos técnicos terem formação e nós pretendemos fazer essa articulação com o DS, para que os nossos técnicos fiquem melhor preparados”.
A esse respeito, o autarca realçou que “Suahills Dênde, profissional da área da comunicação e meu assessor de imprensa, trabalhou aqui na RTA e fez a ponte para esta visita ao Grupo DS, para que no futuro se possa estabelecer alguma parceria”.
Além disso, Euclides Rodrigues Buio evidenciou “a deslocação à EPRAL, já que também queremos fazer crescer o distrito ao nível da formação profissional”, reforçando que “precisamos de quadros técnicos formados e gostaríamos de criar um protocolo com a EPRAL para que alunos do distrito venham aqui fazer formação”.
Outra das visitas da comitiva são-tomense foi aos Bombeiros Voluntários de Évora. “Não temos uma central de bombeiros no nosso distrito”, salientou o autarca, apontando que “se houver um caso de incêndio temos de comunicar à capital e depois ainda é preciso a deslocação dos bombeiros até ao nosso distrito”.
Nesse domínio, frisou que “queremos encontrar um caminho que seja viável para termos uma instalação de bombeiros a nível do nosso distrito”.
Por fim, decorreu “um encontro com o presidente da Câmara de Évora para debater alguns aspetos que são essenciais para a transformação do nosso distrito e se haverá a possibilidade de estabelecer parcerias que sejam viáveis”.
Pode ver o vídeo da visita em:
https://www.youtube.com/watch?v=jAfSH2LnCu8&t=4s
Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: DS