O Conselho Geral da Universidade de Évora (UÉ) irá promover, no dia 12 de maio, no Colégio do Espírito Santo, em Évora, o “Encontro Nacional de Presidentes, Vice-Presidentes e Membros de Conselhos Gerais das Universidades Públicas Portuguesas”.

O Encontro tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, reunirá membros dos conselhos gerais de todas as universidades e pretende debater temas estruturantes do ensino superior universitário do nosso país. Como resultado será elaborado um documento conjunto, a Declaração de Évora, com as principais conclusões do Encontro, o qual será enviado ao Primeiro Ministro, à Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ao Presidente da República e à Assembleia da República.

João Carrega, Presidente do Conselho Geral da UÉ, explica que a realização do Encontro Nacional de Presidentes, Vice-Presidentes e Membros dos Conselhos Gerais das Universidades Portuguesas, na Universidade de Évora, “surge da necessidade de se refletir sobre o ensino superior universitário no nosso país, como o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), quais as ameaças, oportunidades e desafios”.

Por isso, houve, tal como refere, “da parte da Comissão Organizadora e do próprio Conselho Geral da Universidade de Évora, a preocupação de reunir um conjunto de preletores de reconhecido mérito e saber, para que com todos – membros dos conselhos gerais e comunidade – possam refletir sobre o futuro do ensino superior no nosso país. A importância desta iniciativa mereceu o reconhecimento por parte de sua Excelência o Presidente da República que concedeu ao Encontro o seu Alto Patrocínio”.

À frente do órgão desde 2021, João Carrega considera ainda que “a concretização deste encontro vem ao encontro daquilo que estabelecemos no início deste mandato, no sentido de abrir o órgão à comunidade e de concretizar iniciativas em que todos possam participar, refletindo o futuro do ensino superior”.

O programa do Encontro será apresentado, no próximo dia 21 de abril, pelas 11H30, na sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, pela Comissão Organizadora composta para além de João Carrega, Presidente do Conselho Geral, por José Aranda da Silva, Vice-Presidente e pelos conselheiros Maria da Graça Carvalho, Jaime Serra e Maria da Graça Janeiro Machado, assessorados por Dulce Lagartixo.

O Encontro, que tem o apoio da Reitoria da Universidade de Évora, terá momentos abertos a toda a comunidade académica e à sociedade, sendo a sessão de abertura precedida de um momento musical a cargo de Gonçalo Pescada & Quinteto Sull’a Corda e a sessão de encerramento terminará com um momento musical do grupo Cante Alentejano.

A realização deste Encontro Nacional na Universidade de Évora, instituição que em 2023 assinala 50 anos desde a data da sua refundação e 464 anos desde que foi fundada pelo Cardeal D. Henrique, será também um momento marcante na vida da universidade, que deste modo, com todos, quer dar o seu contributo para um ensino superior de qualidade.

Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Fundação Eugénio de Almeida celebra Dia Internacional dos Voluntários

O Dia Internacional dos Voluntários é uma ocasião especial que reconhece, valoriza e prest…