“Dar identidade ao agrupamento e melhorar o sentido de pertença” foram alguns dos objetivos da Escola Severim de Faria, de Évora, ao assinalar o Dia do Patrono, a 31 de março.

Essa foi uma das mensagens da diretora do Agrupamento de Escolas Severim de Faria (AESF), Ana Pires Fernandes, que acrescentou que se pretendeu também “realçar a importância intelectual, cultural e científica de Manoel Severim de Faria, que é considerado o primeiro jornalista português”.

De acordo com a informação disponível, Manoel Severim de Faria nasceu em fevereiro de 1584, em Lisboa, e morreu em 1665, em Évora, destacando-se também por ser sacerdote, historiador, numismata, genealogista e escritor.

Segundo Ana Pires Fernandes, “tivemos a iniciativa de assinalar do Dia do Patrono pela primeira vez”, constatando que “na realidade é a 2 de abril, data em que foi fundada esta escola sede, que depois deu origem ao agrupamento”.

Na sua opinião, “é muito importante que haja uma referência do nome do agrupamento”, reforçando “a importância de dar identidade ao agrupamento, para que este tenha uma relação com uma pessoa”.

A diretora do AESF realçou que “também se pretendeu melhorar o sentido de pertença ao agrupamento e abri-lo à comunidade educativa de toda a cidade, principalmente à residente nesta zona, para puderem conhecer as nossas instalações”.

Recordou ainda que “o agrupamento tem nove escolas, desde jardim de infância até ao ensino secundário”, sublinhando que “os alunos podem continuar aqui o seu percurso escolar, pois às vezes vão procurar ofertas formativas que nós também temos”.

Nesse sentido, Ana Pires Fernandes focou que “cerca de 1800 alunos participaram nas iniciativas deste dia, que decorreram desde as 9 horas e se prolongaram até à noite”.

Atividades desportivas ou de expressão plástica, jogos tradicionais, visitas culturais, peddy-paper, teatro, espetáculos musicais ou recriações alusivas a Severim de Faria foram algumas das propostas do programa deste dia, que contou com o envolvimento de toda a comunidade educativa.

Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: DS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Museu do Prado “vai” à Escola Secundária Severim de Faria

Se nem todos podem ir ao Museu do Prado, em Madrid, são as reproduções de algumas das obra…