O Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE através do Centro de Responsabilidade Integrada Cérebro-Cardiovascular do Alentejo (CRIA) transmitiu, dia 31 de janeiro, uma implantação percutânea da válvula aórtica (TAVI) em direto para o curso de Pós-Graduação em otimização de implantação de TAVI, da Nova Medical School, da Escola Ahed de Lisboa. 

Este procedimento minimamente invasivo, transmitido a partir do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, foi realizado pelos médicos cardiologistas de intervenção do CRIA, Lino Patrício e Renato Fernandes, acompanhados pela restante equipa. Ao longo da manhã, o procedimento foi comentado por Manuel Almeida, co-diretor do curso e diretor do departamento de intervenção cardíaca do Hospital de Santa Cruz. 

Segundo Lino Patrício, diretor do curso e também coordenador do CRIA, “este foi um caso especial, que decidimos transmitir em direto, devido à anatomia da doente, que possibilitou muito ensinamento aos colegas do curso sobre como proteger as coronárias e evitar a sua obstrução, no caso de uma TAVI pequena e de uma aorta pequena”, salientou ainda “estamos muito felizes por fazermos este tipo de procedimento em Évora, com esta equipa extraordinária.”  O CRIA já realizou mais de 150 casos de intervenção cardíaca por implantação percutânea da válvula aórtica. 

Nesta 2ª edição do curso de TAVI, a equipa do Hospital de Santa Cruz transmitiu também um procedimento em direto para o curso.  

O CRIA possuí um enorme portfólio de cursos para a Nova Medical School e realiza vários cursos formativos na área da imagem coronária, com um programa de formação em Tomografia de Coerência Ótica (OCT), designado “OCT curriculum”, com transmissão direta de casos do CRIA e outros in the box (gravados)para sessões de ensino sobre imagem coronária.  Já foram realizados pela Nova Medial School dois cursos de TAVI e dois de coronária. Estão previstos mais dois cursos, um de coronária, no final deste ano, e um de TAVI, para 2024.

Fonte: Nota de Imprensa / Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Rastreios de despistagem visual a 30 crianças do 1º ciclo na E.B. de São Mateus, em Montemor-o-Novo

A convite dos professores responsáveis pela EB1/JI de S. Mateus, pertencente ao Agrupament…