A Universidade de Évora recebe o espólio documental e bibliográfico do Arqueólogo Manuel Maria da Fonseca Andrade Maia constituído por livros, separatas, brochuras, revistas científicas, teses e outros trabalhos científicos que tiveram um papel significativo na compreensão da Arqueologia Romana do Sul de Portugal.

O espólio doado pelos herdeiros do Arqueólogo Manuel Maria da Fonseca Andrade Maia é constituído por cerca de 1184 obras em papel, sendo o protocolo de cedência assinado no dia 12 de dezembro, às 17h00, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Manuel Maia, foi o arqueólogo que, em 1996, com a sua mulher, a também arqueóloga Maria Maia, falecida em 2011, descobriu o que viria a designar-se de «Vaso de Tavira».  Do seu percurso como arqueólogo e investigador, destaca-se, entre outras, a descoberta do depósito de lucernas de Santa Bárbara de Padrões, o inventário dos sítios arqueológicos do concelho e o Museu da Lucerna, onde assumia as funções de Conservador e Diretor. Natural de Lisboa, o arqueólogo Manuel Maia faleceu em 23 de setembro de 2021, aos 76 anos de idade.

Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora