O sistema de recolha seletiva de resíduos recicláveis implementado na Universidade de Évora permitiu, em aproximadamente 2 meses, recolher 0,940 toneladas de plástico e 3,480 toneladas de papel. A reciclagem destes materiais através da Gesamb, empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal do Distrito de Évora, permitiu à UÉ arrecadar cerca de setecentos euros, valor alocado ao Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UE).

“O sucesso desta iniciativa só é possível com a colaboração de todos pois a separação e entrega destes resíduos depende de cada um de nós” sublinha João Nabais, Vice-Reitor para as Políticas para a Vida na Universidade e relações com a Comunidade, da Universidade de Évora, apelando à sensibilização de todos para este tipo de iniciativas.

“Todos podemos fazer a diferença e não só contribuir para uma Universidade mais sustentável, como também contribuir para apoiar os nossos estudantes mais carenciados” reforça João Nabais, agradecendo a colaboração de todos, enquanto lança novo desafio: “vamos aumentar ainda mais o volume de materiais recolhidos, agora que provámos que, podemos simultaneamente contribuir para minimizar a pegada ecológica e para apoiar o bem-estar dos nossos estudantes”.

João Nabais recorda que a recolha seletiva de resíduos recicláveis já era feita em vários locais da Universidade, dando como exemplo “o Eco-verney”, tendo a Reitoria decidido “expandir esta iniciativa alargando este sistema de recolha aos vários edifícios da Universidade e incrementando assim o volume recolhido” realça o Vice-Reitor.

Considerando esta iniciava “bastante positiva”, Maria José Graça, Diretora dos Serviços de Ação Social, serviço responsável pela gestão do FASE-UE, frisa que “diante das novas necessidades e mudanças globais para um desenvolvimento sustentável, é urgente a realização de uma gestão adequada a esta nova realidade”.

Assim, no contexto atual, a iniciativa de implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos recicláveis “só por si é de louvar” reforça Maria José Graça relevando ainda a importância deste contributo “que visa apoiar os estudantes oriundos de famílias carenciadas que de outra forma estariam impossibilitados de fazer um percurso no ensino superior. 

Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Município de Reguengos de Monsaraz vai inaugurar o Parque de Valorização de Resíduos do Álamo

O Município de Reguengos de Monsaraz vai inaugurar no dia 23 de fevereiro, pelas 11h, o Pa…