Entre setembro e outubro de 2022, está a concretizar-se em Montemor-o-Novo um Projeto de Arte Urbana em Lavadouros Públicos.
No concelho de Montemor-o-Novo existem 14 lavadouros públicos, sendo que, a maior parte já não está afeta à sua função original, encontrando-se desativados.
O Projeto “ESTENDAL” surge da vontade de encontrar uma nova vida e de atribuir um novo significado a estes equipamentos, propondo a sua utilização como objeto de intervenção artística e, mais propriamente, como suporte à execução de obras de arte urbana.
Para além de atribuir uma nova utilização, de cariz artística/cultural aos lavadouros (compatível com a manutenção da sua vocação primordial), este projeto pretende divulgar o território de Montemor-o-Novo e promover a visita a vários locais e freguesias do concelho, numa lógica de roteiro turístico.
Para dar corpo à primeira fase do “ESTENDAL”, foram convidados os artistas Gonçalo MAR, Mariana Duarte Santos, Vanessa Teodoro, Los Pepes e Mariana Dias Coutinho, para intervirem nas paredes dos lavadouros de Casa Branca, Santiago do Escoural, Fazendas do Cortiço, São Geraldo e Ciborro, todos situados ao longo do troço Montemorense da N2.
A Água foi o tema escolhido para servir de mote a todas as obras, sendo de esperar que, face ao conjunto de artistas participantes, possa dar azo a interpretações, estilos e formas de representação muito diversos, entre o figurativo, o gráfico e o realismo.
As primeiras intervenções são em Casa Branca, com Gonçalo Ribeiro aka MAR (a decorrer até ao final da semana), seguindo-se Santiago do Escoural, com Mariana D. Santos (20 a 26 de setembro) e Vanessa Teodoro, em São Geraldo (4 a 9 de outubro).
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo