Montemor-o-Novo realiza mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, a primeira depois da pandemia, entre hoje e segunda-feira, no Parque de Exposições e Parque de Leilões de Gado de Montemor.

Passe o tempo que passar, cada edição é única e empolgante, unindo gerações, ligando conversas e reuniões, famílias e amigos. Após dois anos em que não foi possível realizar a Feira da Luz/Expomor, o Município de Montemor-o-Novo e a APORMOR entrelaçam vontades, reforçam e estreitam a parceria e assumem que “Montemor-o-Novo Sabe Muito Bem”.

A abertura oficial da Feira da Luz/Expomor, está agendada para hoje, às 21h00. Para além da intervenção do presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, terão lugar intervenções do presidente da APORMOR, Joaquim Manuel Capoulas, e do presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva. Irão participar nesta abertura a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e da Banda da Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense Carlista.

Neste evento, um dos maiores da região Alentejo, podemos encontrar o que de melhor existe nesta terra, nas mais variadas vertentes: hospitalidade, inovação, atividades económicas, cultura, movimento associativo, espetáculos, exposições, desporto e tradição.

Com uma programação musical diverso e de qualidade, o Palco Principal é espaço de espetáculos com Carolina Deslandes, Clã, Diogo Piçarra, Luís Represas, Sara Correia e Calema.

No Palco Tasquinhas, os visitantes podem desfrutar de um grande ambiente com os espetáculos de Cassete Pirata, To The Best Tributo a Tina Turner, Led On, Zinko & Convidados e Fogo Fogo.

Já o RCM Spot, instalado no recinto da APORMOR, também promete muita música e finais de noite bem preenchidos.

Montemor-o-Novo é a capital nacional da pecuária extensiva. No recinto do Parque de Leilões de Gado, a APORMOR, entidade parceira da câmara municipal na organização da Feira da Luz/Expomor, continua a pugnar “Pelo Mundo Rural”, realizando na Expomor um sem número de exposições e concursos de gado ovino, bovino, entre outros, no maior e melhor acontecimento nacional no que à pecuária do pastoreio extensivo diz respeito. Aí decorrem ainda um conjunto diverso de iniciativas, nomeadamente concursos, leilões, colóquios e conversas ligadas ao setor agrícola e agropecuário, destacando-se e enaltecendo-se a importância deste setor no concelho e na região, numa edição que coloca em evidência a raça Aberdeen-Angus.

A Feira da Luz/Expomor 2022 é uma ocasião de negócios, partilha de contactos, ponto de encontro entre as mais variadas entidades, associações e empresas, constituindo-se como um momento importante na dinamização das atividades económicas do concelho e da região. Nesta vertente, mantém-se no recinto da Feira um Espaço Empresas, que tem como objetivo promover o tecido empresarial do concelho.

Na zona de stands e de área descoberta, a gastronomia tem uma presença forte e marcante, com oferta de variadas tasquinhas, bares, restaurantes e espaços de bebidas, onde é possível degustar produtos locais e pratos da gastronomia regional e, de seguida, visitar o tradicional espaço de feirantes, de divertimentos, bem como contactar com vários agentes económicos, entidades e associações locais. Novidade experimental desta edição será um novo espaço de Street Food.

No Pavilhão de Exposições está patente a exposição SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar. Aqui é partilhado o caminho percorrido desde o processo colaborativo, entre os agentes locais e o município, sensibilizando a comunidade para as temáticas debatidas e refletidas, com vista a um novo paradigma do setor agroalimentar. Nesse sentido, a exposição tem como mote a partilha do primeiro volume da revista SMEA e culmina nas perspetivas futuras, com o objetivo de dar continuidade ao projeto.

As freguesias do concelho de Montemor-o-Novo mantêm o seu espaço de representação institucional. No Espaço Freguesias, cada freguesia tem a oportunidade de dar a conhecer aos visitantes um pouco do seu trabalho, promovido e dinamizado em prol da população, valorizando desta forma o papel fundamental que as autarquias locais têm no desenvolvimento do concelho e na garantia da qualidade de vida das populações.

Como não podia deixar de ser, a Oficina da Criança está na Brincafeira, um espaço privilegiado para os mais pequenos e famílias usufruírem de oficinas diversas e momentos únicos e inesquecíveis de diversão, alegria e brincadeira.

O Espaço Artesanato, dinamizado pela Associação A Ciranda, promove atividades diversificadas e com uma programação que inclui oficinas de artesanato e a habitual mostra de atividades artesanais.

No espaço dos Pequenos Agricultores, dinamizado pela Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, estão presentes agricultores do concelho com oferta de produtos locais e da época, de qualidade inigualável.

Presença habitual no programa da Feira da Luz é também a do Concurso de Mel, que já vai na sua 22.ª edição, numa organização da Montemormel (Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que inclui igualmente um colóquio sobre apicultura.

O desporto tem igualmente forte presença na programação da Feira da Luz/Expomor 2022, com modalidades e atividades desportivas para miúdos e graúdos. Para além do espaço aventura e insufláveis, a programação inclui cicloturismo, btt, basquetebol, hipismo, natação, malha, caminhada e xadrez.

Para os apreciadores da leitura, a Feira do Livro, surge em novos moldes e conceito, mas continuando a tentar proporcionar a oferta de centenas de publicações a preços mais acessíveis a todos os leitores.

E, mantendo a tradição, a tauromaquia está também presente na feira, merecendo nota de destaque a Corrida de Touros organizada pela empresa “Montemor É Praça Cheia”.

Para que seja fácil o acesso de todos ao recinto da feira, os visitantes podem usufruir gratuitamente dos itinerários dos Comboios Turísticos e o Autocarro Panorâmico, que percorrem e animam a cidade durante os dias do evento.

A Feira da Luz distingue-se pelo seu princípio de abertura a todos os públicos. Programam-se atividades que vão ao encontro de diferentes faixas etárias, interesses culturais, gostos e características da nossa região em geral e do concelho em particular, e abrem-se as portas a todos os que queiram prestigiar a feira com a sua presença. Referência importante em toda a região, a Feira da Luz reflete a dinâmica económica, cultural e social do concelho de Montemor-o-Novo, revelando-se assim como uma das imagens de marca deste território, reflexo da sua identidade, com o reconhecimento e a preferência de centenas de milhares de visitantes de todo o país.

Respeitando a tradição, e todos os cuidados de segurança a ter, a Feira da Luz/Expomor terminará com um espetáculo de fogo-de-artifício.

Fonte:Município de Montemor-o-Novo / Nota de imprensa
Foto: DS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Reuniões sobre o Mar do Sul da China transmitem desejo de resolver divergências

Decorreram entre os passados dias 11 e 13 do corrente mês de Setembro, três reuniões sobre…