Começa hoje o Festival Internacional de Folclore em Portel, um evento que está integrado no Agosto em Festa. O folclore oriundo de várias partes do mundo “invade” esta vila alentejana, apresentando-se grupos portugueses, mas também do Egipto, Lituânia, Panamá, República Checa e Puerto Rico.

Este festival de folclore decorre até ao próximo domingo, sempre às 22 horas, acontecendo este ano, excecionalmente, no Parque da Matriz.

Segundo a informação disponível no site da Câmara de Portel, para este primeiro dia estão agendadas as atuações de Sphinx Folk Dance Group (Egipto) e de Folk Dance Group “Jotvingis” (Lituânia).

Amanhã, é a vez do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo e do Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia (Lisboa).

Já no sábado, sobem ao palco as Danzas Folklóricas “Francisco de Léon” (Panamá), Conjunto de Danzas Dolklórico “Vizoviánek” (República Checa) e Ballet Folklórico “Sabor Boricua” (Puerto Rico).

No último dia, estão programadas as atuações do Grupo Coral Alentejano ‘‘O Sobreiro’’, do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória (Ribatejo) e do Rancho Folclórico de Moncarapacho (Algarve).

Terminada a XXIII edição do Festival Internacional de Folclore, o Agosto em Festa continua a animar Portel com a Música na Cerca.

O jardim da Cerca de São Palco é o cenário desta iniciativa, que decorre entre 15 e 21 de agosto e inclui vários espetáculos musicais, mas também uma Mostra de Atividades Económicas e uma Feira do Livro.

Na próxima segunda-feira, pelas 22 horas, está previsto o concerto de “Os Shakra”, seguindo-se o DJ Luizy. No dia seguinte, é Miguel Moura quem sobre ao palco.

No dia 17, é a vez de Miguel Azevedo, enquanto Os Dona Zéfinha e o Jorge Serafim são as atuações agendadas para o dia 18.

No dia seguinte, o programa apresenta os Monda, sendo que a 20 de agosto é a vez de Ana Lains. Nesse mesmo dia, mas às 18 horas, vai também ser feita a divulgação dos resultados e a entrega de prémios do XXV Concurso de Mel.

Para o último dia, mais uma vez às 22 horas, está programado o concerto da Banda Filarmónica Municipal Portelense.

O Município de Portel destaca ainda a exibição de algumas exposições. Uma delas intitula-se “Território de Alqueva: da transformação à modernidade – Museu da Luz” e está patente no Pavilhão Temático A Bolota, até 25 de setembro.

Já na Capela de Santo António, pode ser vista a exposição “Precioso”, de Barbara Walravan, até ao dia 18 do próximo mês.

Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: CM Portel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Milhões de pessoas em todo o Mundo assistiram à Gala do Festival da Primavera

Tradição e inovação caracterizaram a Gala do Festival da Primavera, assinalando a chegada …