“Meie Varjude Sees – Dentro das Nossas Sombras” é o título do mais recente livro de fotografias de Ulisses Rolim. A obra é uma edição privada, patrocinada pelo Instituto Camões e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros – Embaixada de Portugal na Finlândia e Estónia, bem como pela ERATEENINDUSKOOL, de Tallinn, na Estónia.

Depois de ter sido feito o lançamento na Estónia, o livro foi apresentado, no dia 29 de julho, na Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE).

À margem da sessão, Ulisses Rolim disse que “a apresentação da obra em Tallinn esteve integrada nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, pelo patrocínio que teve”.

Adiantou que é composto por “fotografias só da Estónia, daí este apoio da embaixada”, ressalvando que “são fotografias que podiam ser de qualquer local, não são figurativas, não são aquela fotografia do turista, mas sim de um olhar implicado na própria imagem”.

O autor justificou ainda que “como sou de Évora faz todo o sentido fazer aqui uma apresentação e haver esta partilha com a cidade e com os eborenses, tendo surgido o convite para fazer esta sessão na ACDE”.

Sublinhou também que “como é uma edição privada não está para venda ao público”, revelando que “o livro está escrito em português, inglês, estoniano e russo”.

Enfermeiro de profissão, Ulisses Rolim tem uma enorme paixão pela fotografia, arte a que se dedica já há muitos anos. Constatou que “já fiz exposições em várias partes do mundo e, ultimamente, tenho-me dedicado mais aos livros, incluindo à poesia”.

Quanto à relação com a Estónia, o autor explicou que “como tenho lá familiares, vou lá com alguma regularidade e já há uma ligação muito próxima”, afirmando que “já tenho um olhar implicado, não é só o de um forasteiro”.

Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: DS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Évora: VER&APRENDER – Noite Mochos no Telhado

Programação CENDREV para 25 de Fevereiro. …