No âmbito da preparação da última fase do processo de seleção da cidade portuguesa a ser distinguida com o título de Capital Europeia da Cultura em 2027, as equipas que estão a trabalhar as candidaturas das quatro cidades finalistas, Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada encontraram-se, em Évora, no Dia da Europa, para refletir sobre o processo até ao momento e discutirem questões comuns que querem agora partilhar com o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Convictas da relevância deste processo para o desenvolvimento cultural do país e tendo em conta o papel do Ministério da Cultura português na gestão do mesmo, as quatro cidades decidiram pedir uma audiência ao novo responsável da tutela, procurando retomar o diálogo que estabeleceram desde a fase de pré-seleção e que será importante para a preparação da segunda versão dos dossiês de candidatura (bid book) que terão de ser entregues para avaliação do painel internacional de especialistas independentes até 21 de outubro de 2022. 

Dado o carácter pioneiro do processo em Portugal, tendo em conta que é a primeira vez que várias cidades apresentaram a sua candidatura, ainda em 2020, as 12 cidades candidatas entenderam estabelecer uma rede informal de colaboração para, em conjunto, encetar diálogo com o Governo, através do Ministério da Cultura, sobre aspetos comuns às diversas candidaturas. Este trabalho e parceria alargou-se inevitavelmente a outros domínios do processo de candidatura e foi retomado agora pelas cidades finalistas. Neste encontro, as equipas de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada debruçaram-se sobre a análise do relatório do painel de especialistas independentes que resultou da fase de pré-seleção e abordaram algumas das dimensões que estão previstas no formulário de seleção. As equipas foram unânimes em considerar que, apesar de ser um processo competitivo em que, no final, apenas uma cidade será selecionada para receber o título, esta é uma oportunidade para criar condições de incentivo para que, independentemente dos resultados, todas as cidades, incluindo as que se submeteram à fase de pré-seleção, possam prosseguir o trabalho que desenvolveram na preparação das suas candidaturas. Entusiasmadas com os próximos passos, as equipas pretendem ainda intensificar a colaboração que têm mantido, nomeadamente, no desenvolvimento de projetos conjuntos.

Em 2027, o título de Capital Europeia da Cultura – a iniciativa da Comissão Europeia com maior reconhecimento público por parte dos cidadãos europeus – será de novo atribuído a uma cidade portuguesa, a par de uma cidade na Letónia. Em março, ficámos a saber que Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foram as quatro cidades portuguesas selecionadas para passar à fase final da competição. Passada esta etapa, as cidades terão até 21 de outubro de entregar a segunda versão dos seus dossiês de candidatura (bid book), tendo em consideração as recomendações do painel de especialistas independentes que avaliou as candidaturas apresentadas na fase de pré-seleção. Depois, haverá uma nova audiência com o painel de especialistas independentes e, previamente, uma visita de 2 a 4 membros do júri às cidades selecionadas. Entre o final de 2022 e o início de 2023, será anunciado o nome da cidade portuguesa escolhida para receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA.

Fonte: Nota de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Avis 13 a 15 de maio: Feira Medieval Ibérica regressa em força

A Feira Medieval Ibérica de Avis regressa ao centro histórico da vila de Avis, no distrito…