A Representação da Comissão Europeia em Portugal assinala o Dia da Europa na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, em Évora, com um programa centrado nos objetivos e valores da União Europeia , num ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude e o 35º aniversário do programa Erasmus. Organizadas com o apoio da Câmara Municipal de Évora e em colaboração com um leque de entidades, sobretudo locais, as comemorações decorrem no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público de Évora, adjacente ao palácio.

O programa oficial das comemorações arranca às 15h00 com uma Sessão Protocolar no Palácio de D. Manuel com a participação da Comissária europeia Elisa Ferreira e da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. A ocasião servirá igualmente para assinalar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do NextGenerationEU, cuja avaliação foi aprovada pela Comissão Europeia,

A sessão será aberta por Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, e Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal. O evento inclui momentos de música e poesia, interpretados por estudantes de Música e Artes Cénicas na Escola de Artes da Universidade de Évora, e por um grupo local de Cante Alentejano (mais informação sobre esta sessão aqui). Esta sessão é um evento sob convite, aberto à imprensa (pedidos de acreditação devem ser enviados até ao dia 6 de maio para [email protected]).

Em paralelo, a Representação da Comissão promove um conjunto de atividades abertas ao público, no Jardim Público de Évora. Destaque para o diálogo, às 16h45, entre a Comissária Elisa Ferreira e jovens de diversas idades e entidades de ensino e de formação da região, cujas questões vão conduzir a conversa, e, às 17h45, para a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa.

Este evento no Jardim começa, às 16h15, com uma homenagem à Ucrânia e um momento musical por estudantes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, e termina com a atuação do DJ Charles-Baptiste, convidado pela Embaixada de França em Portugal, país que atualmente detém a Presidência do Conselho da União Europeia.

Da parte da manhã, pelas 10h30, a Comissária Elisa Ferreira inaugura o novo edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), juntamente com Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A inauguração será seguida de uma visita às instalações do PACT e de um encontro com empresários locais. Apoiado por fundos europeus, o PACT acolhe e suporta iniciativas de promoção e transferência de I&DT, sendo um polo de atração para empresas inovadoras.

Ainda da parte da manhã, o mercado de Évora acolhe o Encontro de Clubes Europeus da região organizado pelos três centros Europe Direct do Alentejo e de onde resultará um mural feito por mais de 100 estudantes sobre os valores europeus. A Erasmus Student Network (ESN) dinamiza um desfile de bandeiras (flag parade) que sai da Praça do Giraldo às 14h30 e para a qual convida todos a participar, podendo levar uma bandeira ou elemento identificativo do seu país ou da União Europeia. Entre as 15h00 e as 16h00, o Jardim Público será animado por um Encontro de projetos no âmbito dos 35 anos do programa Erasmus, organizado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e por um painel de desenho colaborativo facilitado por docentes e mais de uma centena de estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora e alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira. Mais informação sobre os eventos públicos, disponível aqui.

A identidade visual deste Dia da Europa 2022 foi desenvolvida por estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora, em resposta a um repto da Representação da Comissão Europeia em Portugal. A proposta selecionada é formada por uma estrela, símbolo da União, composta por elementos que representam princípios essenciais: democracia, cultura, partilha, liberdade e paz. Mais informação, nomeadamente todas as propostas apresentadas e a explicação dos respetivos conceitos, está disponível nesta página dedicada.

No dia 9 de maio, estará patente, no Palácio D. Manuel, a Exposição Itinerante Multilingue «Alice no País das Maravilhas», uma iniciativa da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia e que é trazida a Évora pelo centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, com 37 exemplares da obra de Lewis Carrol traduzidos para outras tantas línguas europeias (entre as quais as 24 línguas oficiais da União Europeia).

Mais informações na página dedicada e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – TwitterFacebook e Instagram – com os marcadores #EuropeDay e #DiadaEuropa

Serão disponibilizadas imagens para uso gratuito por meios de comunicação social no canal EBS.

Programa – Dia da Europa 2022 em Évora

10h30-13h00: Encontro Regional de Clubes Europeus, Mercado

14h30: Desfile de Bandeiras, Praça do Giraldo e arruada até ao Jardim Público de Évora

15h00-16h00: Sessão Protocolar, Palácio de D. Manuel – mais informação

Atividades no Jardim Público de Évora – mais informação:

15h00-16h00: Encontro de projetos Erasmus+ e desenho colaborativo por estudantes

16h15: Momento musical por estudantes da Escola de Artes, Universidade de Évora

16h45: Diálogo da Comissária europeia Elisa Ferreira com jovens

17h45: Cerimónia de entrega do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa

18h15: DJ Charles-Baptiste, convidado pela Embaixada de França em Portugal

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Montemor-o-Novo: Candidaturas Concurso Euroscola abertas até 28 de Fevereiro

Sob o tema “Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos”, este concurso visa s…