Portugal pontua em três das cinco categorias apreciadas 

Os azeites portugueses receberam 10 distinções no 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja , em resultado das provas realizadas nos dias 31 de março e 1 de abril pelo Júri internacional que se reuniu em Beja.  

Na categoria de Frutado Maduro os azeites de Portugal ganharam os três primeiros prémios e as três menções honrosas atribuídas. Na categoria de Frutado Verde Ligeiro o 1º e o 2º prémios foram ganhos por portugueses, assim como uma menção honrosa. Um azeite português integra ainda a categoria de Frutado Verde Médio, com uma menção honrosa.  

No que diz respeito à categoria de Frutado Verde Intenso foram os azeites espanhóis os que arrecadaram a maioria dos lugares premiados: 1º, 2º e 3º lugares, assim como duas menções honrosas.  

Quanto aos azeites provenientes do Hemisfério Sul, foram atribuídos à Argentina o grau ouro e o grau prata.  

A organização do 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja recebeu este ano cerca de uma centena de azeites de 11 nacionalidades diferentes. Os membros do Júri, presidido por José Gouveia, representaram também vários países produtores de azeite.  

A entrega dos prémios aos vencedores está agendada para a Ovibeja, no dia 23, às 12h30, no Pavilhão Terra Fértil, Auditório ACOS. A organização do Concurso é da responsabilidade da ACOS com o apoio da Casa do Azeite e o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

Fonte: Nota de Imprensa / ACOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Évora: Prémio Inovar na Pecuária Extensiva ’24 (candidaturas abertas até 18 de Fevereiro de 2024)

A 15ª Edição das Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora vai ser pal…