Os primeiros dez meses do ano terminaram com resultados positivos na exportação de vinho alentejano. A venda para os mercados internacionais foi marcada por uma valorização acentuada do preço médio por litro, que atingiu os €3,46 – uma subida que atinge o valor máximo dos últimos cinco anos e representa um aumento de 4,4% face período homólogo de 2020. Este reconhecimento foi acompanhado por um incremento de 14% em valor e de 9% em volume, tendo-se exportado um total de 16,3 milhões de litros de vinho.  

“Os resultados registados, tanto ao nível do preço médio por litro, como do aumento das exportações dos vinhos da região, dão-nos fortes sinais de que o ano de 2021 poderá ser encerrado com chave de ouro. Naturalmente que sentimos as dificuldades decorrentes da situação pandémica, nomeadamente no que diz respeito ao mercado nacional, às carências de mão de obra ou aos atrasos no transporte de mercadorias. No entanto, este balanço dá-nos um novo alento e encoraja os produtores a continuarem a afirmar o Vinho do Alentejo além-fronteiras”, afirma Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).  

Para a CVRA o preço pode ser um fator decisivo para o crescimento em mercados estratégicos, uma vez que há cada vez mais consumidores que valorizam o facto de o preço médio ser superior para adquirir um vinho. “O preço é um selo de qualidade e posicionamento”, esclarece Francisco Mateus.  

No balanço agora conhecido destacam-se o Brasil (+6% em valor e +1% em litros de vinho), a Suíça (+7% em valor e +3% em litros de vinho) e a Polónia (+17% em valor e +11% em litros de vinho) como principais mercados a alavancarem os resultados positivos atingidos.  

Ainda em alta, e a registar um crescimento acentuado face ao ano de 2020, estiveram o Reino Unido, com uma subida de 88% em valor e 69% em volume de vinho importado, e o mercado espanhol que duplicou as suas compras, com uma subida de mais 101% em valor e em volume. Também o mercado australiano está em destaque, com um crescimento de 211% em valor e 236% em volume, tendo passado, assim, a integrar a lista dos 20 principais destinos de exportação de vinhos do Alentejo.  

Os vinhos certificados com Denominação de Origem Controlada (DOC) tiveram um incremento de 5,6% no seu valor médio por litro, tendo, por sua vez, o vinho Regional, crescido 3%.

Fonte: Nota de Imprensa / Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Herdade da Rocha, enoturismo e gastronomia de alto nível no Alentejo

O seu Boutique Lodge, a Reserva Natural ou o Retiro da Paz inaugurado pelo Prémio Nobel, J…