Os Portadores de Arte realizaram no dia 11 de Setembro, em S. Miguel de Machede a apresentação final do trabalho “Aldeia de Histórias – da Palavra ao Barro”, desenvolvido ao longo dos meses de Verão com a população através de oficinas de escrita criativa e de moldagem de barro.

Lendas da freguesia recordadas pelos seus habitantes, poemas, histórias e mostra de trabalhos em barro, feitos igualmente pelos micaelenses, fizeram parte deste convívio intergeracional. A animação musical ficou a cargo da Associação Filarmónica 24 de Junho.

O percurso performativo pela freguesia, que juntou a população para ver as diversas peças de barro e encenações, teve início na Praça Principal, passou pela Rua dos Castelos, Fonte das Bicas e Ribeiro, Parlamento e voltou de novo à Praça Principal, onde fez uma paragem na Igreja de S. Miguel, prosseguindo então para a Casa do Povo, para mais um momento de convívio.

Trabalhou com a população uma dupla de artistas constituída por Joana Oliveira (Ceramista) e Raquel Osório (escrita criativa e encenação).

Em S. Miguel de Machede, o projecto contou com o apoio da Junta de Freguesia, da Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário, Associação Filarmónica 24 de Junho e Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de S. Miguel de Machede.

Recorde-se que Portadores de Arte é um projecto de mediação artística e de comunidade da Capote – Associação Cultural, em co-organização com a Câmara Municipal de Évora. Contou com 23 portadores de arte que desenvolveram actividades criativas regulares com as populações das freguesias de Bacelo e Sª da Saúde, Canaviais, Nª Sª da Graça do Divor, S. Sebastião da Giesteira e Boa Fé, Nª Sª da Tourega e Nª Sª de Guadalupe e S. Miguel de Machede.

Pode conhecer mais em pormenor este trabalho dinamizado pelos Portadores de Arte em www.facebook.com/portadoresdearte e instagram.com/portadoresdearte

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Cuidado! Invasoras Aquáticas no CCVEstremoz

O Centro Ciência Viva de Estremoz inaugura a exposição “Cuidado! Invasoras Aquáticas”, des…