A Heritage Wines e a Grossão Distribuição Nacional, distribuidoras do grupo The Fladgate Partnership, vão assegurar a representação, no mercado nacional, das marcas de vinho das históricas Fundação Eugénio de Almeida e Tapada do Chaves.

Os projetos vitivinícolas da Fundação Eugénio de Almeida, onde se inclui a emblemática Adega Cartuxa e a Tapada do Chaves, duas das maiores referências históricas de vinhos de qualidade na região do Alentejo, vão contar, a partir de 1 de maio, com um novo parceiro para a implementação da ambiciosa estratégia comercial para o mercado português – o grupo The Fladgate Partnership, através das suas duas empresas distribuidoras.


Do portefólio da Fundação Eugénio de Almeida, as 6 marcas de vinho e 3 de azeite virgem extra, serão geridas pela Heritage Wines e pela Grossão Distribuição Nacional, divididas de acordo com a respetiva estratégia comercial. As referências Cartuxa (vinho e azeite), Pêra-Manca, Foral de Évora e Scala Coeli serão representadas pela Heritage Wines, enquanto que as marcas Vinea e EA (vinho e azeite) e Álamos (azeite), ficarão confiadas à Grossão Distribuição Nacional. Os vinhos Tapada do Chaves Branco, Tapada do Chaves Tinto Reserva e Tapada do Chaves Vinhas Velhas, Branco e Tinto, serão representados pela Heritage Wines.


De acordo com Adrian Bridge, CEO da The Fladgate Partnership, a Fundação Eugénio de Almeida, “pela sua dimensão histórica, cultural e social, é um parceiro que muito nos honra. Não tivemos dúvidas no momento de fechar o negócio, pois sentimos desde o primeiro contacto um forte alinhamento com a visão que têm para o mercado do vinho”. Acrescenta ainda que também a Tapada do Chaves “pelo seu inestimável contributo para a afirmação da região do Alentejo enquanto produtora de vinhos de qualidade, representa um valor inequívoco para o grupo”.
Já Pedro Baptista, enólogo responsável pela produção dos dois projetos vitivinícolas e Vice- Presidente do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida, reforça a “confiança que sentimos na experiência e know how do grupo, aqui representado pela Heritage Wines e Grossão. Apesar de serem duas empresas com propósitos distintos, partilham entre si diretrizes que valorizamos neste negócio e que imprimimos em cada garrafa: excelência, qualidade e individualidade”.


A estratégia de distribuição das marcas da Fundação Eugénio de Almeida e Tapada do Chaves, no mercado nacional, assumida pela Heritage Wines e Grossão Distribuição Nacional terá como foco os canais tradicionais – HORECA (restauração, hotelaria) e garrafeiras.


The Fladgate Partnership é um prestigiado grupo independente, de gestão familiar, cujas origens remontam a 1692. A base de negócio do grupo é o vinho do Porto, detendo as marcas Taylor, Fonseca, Croft e Krohn. Possui uma extensa área de vinha no Douro, que inclui algumas das mais emblemáticas propriedades da região. Tem vindo a realizar investimentos estratégicos no sector do turismo de luxo, quer na região do Porto quer no Douro. Detém o emblemático The Yeatman, o Hotel Infante de Sagres e o Vintage House, este último no Pinhão. Além dos hotéis, o grupo opera serviços de restauração, catering, banquetes e experiências vínicas nas suas históricas caves de vinho do Porto. É ainda o promotor do World of Wine, o mais ambicioso projecto turístico de Portugal. A distribuição detêm um papel importante no grupo, através das acima referidas Heritage Wines e Grossão Distribuição Nacional.