O inovador projeto “Prescrição Cultural”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central e a Escola Nacional de Saúde Pública-Universidade Nova de Lisboa, tem vindo a captar a atenção dos principais órgãos de comunicação social portugueses, destacando-se pela sua abordagem pioneira na promoção da saúde e bem-estar, através da cultura.

Esta abordagem foi recentemente reconhecida pela Universidade do Porto que convidou a CIMAC para apresentar o seu projeto no 1.º Encontro Nacional de Prescrição Cultural, um evento que pretende lançar a prescrição cultural nesta Universidade.

Recentemente, a iniciativa foi amplamente divulgada no “Jornal Nacional” da TVI, onde a Psicóloga Clínica que tem apoiado a implementação do projeto, Dra. Patrícia Claudino, foi entrevistada para falar sobre os objetivos e impactos da “Prescrição Cultural”. Durante a reportagem, destacou a importância de integrar atividades culturais nas prescrições médicas, sublinhando os benefícios comprovados na saúde mental e física dos participantes.

Além disso, o projeto foi também mencionado no programa “Portugal em Direto” da Antena 1, onde se discutiu a sua relevância no contexto atual e os resultados positivos já observados nas comunidades envolvidas.

A “Prescrição Cultural” visa promover a saúde e o bem-estar através da integração de atividades culturais e criativas no dia-a-dia dos cidadãos que apresentem um quadro de patologias de doença mental ligeira ou moderada (depressão, ansiedade, burn-out, entre outras). A iniciativa articula cuidados de saúde primários, municípios e tecido cultural, incentivando a colaboração entre estas áreas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este projeto piloto desenvolveu também um manual de apoio à implementação da prescrição cultural.

A crescente cobertura mediática reflete o sucesso e a relevância do “Prescrição Cultural”, demonstrando como a cultura pode ser um poderoso aliado na promoção da saúde pública. A CIMAC agradece a todos os parceiros, participantes e profissionais envolvidos no projeto, cuja dedicação tem sido fundamental para alcançar os resultados positivos observados até agora.

Fonte: Nota de Imprensa / Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC)
Fotos oficiais do emissário

Veja também

Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora (ESESJD) celebra 70 anos

A Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora (ESESJD) celebr…