Mais de 30 estudantes e docentes das Universidade de Évora, Trás-os-Montes, Alto Douro, Oradea (Roménia), Parma (Itália), Wrocklaw (Polónia) e da Universidade Tecnológica Atlântica da Irlanda marcaram presença em Cáceres (Espanha) para participar no Blended Intensive Programme (BIP) de mobilidade internacional para Educação patrimonial e humanidades digitais, realizado no âmbito da Aliança EU GREEN. 

Este curso inovador, com uma abordagem altamente prática, dirigido a estudantes e profissionais da área do património cultural e/ou das humanidades digitais com vista à aquisição de conhecimentos introdutórios e especializados em tecnologias e técnicas das humanidades digitais para analisar, compreender, salvaguardar e valorizar o património cultural, teve como objetivo a partilha de técnicas que permitam formas muito mais diversificadas de documentar o património cultural. A formação teve lugar na cidade de Cáceres e nas aldeias de Torreorgaz, Torrequemada, Casar de Cáceres e Malpartida de Cáceres, tendo incluído aulas teóricas e práticas, fóruns e workshops sobre fotogrametria e reconstrução virtual (com os estudos de caso do Castelo de Cáceres e da Ermita del Salor), de antropologia sociocultural, interpretação da paisagem e do património natural e cultural nos Corralás de Torrequemada, Los Barruecos, na Via de la Plata e no Casar de Cáceres. Contemplou ainda rotas e itinerários culturais com incidência no património musical de Cáceres e da Extremadura e visitas de estudo a museus.

Realizado no âmbito da Rede Internacional de Aldeias de Aprendizagem, tratou-se de uma oportunidade de conhecer a cultura da Extremadura e de educar os participantes para as diferentes formas de preservação do património.  As aulas virtuais contaram também com a participação de docentes da Universidade do Peloponeso (Grécia) e do Colégio Americano da Grécia.

Recorde-se que o Blended Intensive Programme (BIP) é uma nova modalidade do programa Erasmus+, que envolve no mínimo três Instituições de Ensino Superior, de países aderentes ao Erasmus+, na organização de um curso com o intuito de promover modos inovadores de ensino e aprendizagem, contemplando uma componente de mobilidade física de curta duração e uma componente online.

Fonte: Universidade de Évora
Fotos oficiais do emissário

Secção de comentários fechada.

Veja também

Montemor-o-Novo: Centro Interpretativo Levantado do Chão inaugurado nos 102 anos de Saramago

Dia 16 de novembro, o Município de Montemor-o-Novo comemorou o 102º aniversário de José Sa…