O EALive Évora voltou ontem à Quinta de Valbom para a “segunda parte” deste festival, promovido pela Adega Cartuxa. Mais uma vez, o vinho e a música foram aliados deste evento, que tem tido “casa cheia”.
Nesta quinta-feira, foi Miguel Araújo que subiu ao palco principal, levando consigo um convidado especial, António Zambujo.
Foi mais de uma hora e meia de espetáculo, em que o público cantou e dançou ao som das músicas que marcaram a noite, como “Dona Laura”, “Será Amor”, “Os Maridos das Outras” ou “Pica do 7”.
No final do concerto, em declarações aos jornalistas, Miguel Araújo falou desta sua estreia no EALive Évora. “Já adorava este festival à distância porque acompanho desde o princípio e sempre tive imensa vontade de vir cá”, confessou.
Destacou ainda o conceito que está inerente a este evento. “As pessoas estão sentadas, no entanto é ao ar livre; o bilhete é pago, o que pressupõe que as pessoas conheçam o artista quando vêm vê-lo; e eu estava sem saber como havia de fazer a ‘set list’”, salientou.
O artista admitiu que “fiz uma ‘misturada’, com momentos super intimistas, só de guitarra e voz, e depois tivemos músicas ‘a abrir’”, considerando que “o público era bastante permissivo a uma coisa dessas”.
A esse respeito, referiu que, “nos momentos mais calmos, manteve-se super silencioso e respeitador e, depois, quando era preciso pôr-se em pé e ‘partir tudo’ alinhou”, destacando que “o público foi mesmo muito incrível”.
Além de ter António Zambujo como convidado especial, Miguel Araújo também chamou ao palco um outro amigo, neste caso, Manuel Guerra, um músico de Évora.
Também em conversa com os jornalistas, Manuel Guerra confidenciou que “foi uma surpresa fantástica do Miguel Araújo ter-me desafiar-me para vir aqui”.
Descreveu que “foi uma grande emoção estar aqui, o Miguel é um artista absolutamente impossível de não se notar na nossa cena musical, sou um grande fã da música e da escrita dele”, evidenciando que partilhar o palco com ele “foi uma grande honra e uma alegria”.
À semelhança do que tem acontecido nas outras edições do EALive Évora, antes do artista consagrado atuar, um novo talento do panorama musical nacional tem mostrado o seu trabalho no Palco Esperança.
Desta vez, foi Joana Almeirante que teve essa oportunidade. De salientar, que a jovem também esteve depois em palco no espetáculo principal, já que é guitarrista de Miguel Araújo.
Para a jovem, “foi um conceito muito fixe, não conhecia o espaço e gostei muito”, adiantando que “eu gosto muito de tocar para as pessoas, é incrível ter essa oportunidade”.
Em relação a esta sua presença no Palco Esperança, Joana Almeirante focou que “faz parte nós tocarmos por todo o lado e foi mesmo um prazer estar a tocar aqui em nome próprio”, reforçando que “cada concerto, em cada lugar, é especial e é sempre um privilégio tocar para as pessoas”.
Relativamente à EALive Party, que acontece no pátio principal da Adega Cartuxa após o concerto principal, a noite de ontem ficou marcada pela presença do DJ Rob Willow, da Rádio Comercial.
O EALive Évora prolonga-se por mais dois dias, hoje e amanhã, estando programados os espetáculos de Mariza e GNR, respetivamente.
Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: Redação DS / Vítor Godinho