A Unidade de Saúde Familiar SALUS, em Évora, integrada na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) iniciou um projeto-piloto de atendimento automático aos utentes: o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (S.A.R.A.). Concebido para facilitar o acesso aos pedidos por parte dos utentes, este sistema permite reduzir o tempo de espera no atendimento e o registo das necessidades dos Utentes. 

Nesta nova modalidade, ao ligar para esta Unidade de Saúde Familiar, o utente será atendido de forma automática por um serviço Resposta de Voz Interativa, com várias opções: o agendamento de consultas para o dia, agendamento de consultas em data programada e a renovação de receitas. O utente deve escolher a opção pretendida e o sistema registará o seu contacto telefónico.  Posteriormente, um profissional de saúde contactará o utente, para dar resposta ao solicitado. O S.A.R.A. não permite a realização de atendimentos pessoais.

Nuno Jacinto, Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários, realça que “o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (S.A.R.A.). aumenta a eficiência do atendimento telefónico, pois reduz a carga de trabalho dos profissionais, permite organizar melhor esta resposta, evita esperas desnecessárias e garante que todos os contactos serão tratados em tempo útil. Este sistema, que há muito era esperado, aumenta a satisfação de profissionais e utentes e contribui de forma decisiva para uma melhoria dos cuidados de saúde prestados.”

O S.A.R.A. foi desenvolvido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua componente da Transição Digital na Saúde. Atualmente, já foi implementado em cerca de 600 unidades de dos Cuidados de Saúde Primários do país.

Fonte: Nota de Imprensa / Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC)

Veja também

Alunos levaram campanha de recolha de sangue à Escola de São Mamede

Foi num cenário um pouco diferente do habitual que decorreu a primeira campanha de recolha…